Uma festa da literatura amazonense vai agitar o fim de ano, no meio cultural com o primeiro Festival Literário de Manaus (Flim). O evento começa nesta quinta-feira,15, e segue até amanhã, 16, com abertura às 8h e palestras até as 18h, no teatro Gebes Medeiros (Ideal Clube). A entrada é gratuita.
Com o tem “A Literatura e o Imaginário na Amazônia: Palavra e Encantaria”, a programação conta com mesas temáticas, vivências literárias, palestras com escritores e saraus com recitais e performances artísticas.
A coordenação do primeiro Festival Literário literário é do Conselho Municipal de Cultura (Concultura), órgão auxiliar da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Segundo o presidente da Concultura, professor Tenório Telles, o evento foi criado para destacar os autores locais, mas principalmente, incentivar a leitura na cidade.
Leia mais:
Prêmio Fapeam acontece nesta quinta-feira, 15
“O Festival foi criado pensando em colocar em destaque os autores do nosso estado, promover a literatura e principalmente estimular o gosto pela leitura, é uma iniciativa muito importante para cidade em termos culturais porque fortalece um seguimento que é fundamental na formação da sociedade, a literatura”, destacou Telles.
A presença de 20 escritores locais e nacionais, estão confirmadas. Na lista está o crítico literário brasileiro José Castelo, o poeta e dramaturgo, Mailson Furtado, ganhador do Prêmio Jabuti de Literatura, o poeta João de Jesus Peiro Loureiro, um dos maiores pensadores da Amazônia, além nomes regionais como Márcio Souza, Zé Maria Pinto, Neiza Teixeira e outros autores locais.
Para participar é preciso se inscrever por meio das redes sociais da Manauscult ou no local do evento, no Teatro Gebes Medeiros (Ideal Clube), localizado na avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, zona Sul.