Disney fecha acordo com a OpenAI para usar personagens da marca em vídeos de IA

Foto: Colagem/Business Today.
A Walt Disney Company e a OpenAI anunciaram um acordo de parceria comercial entre ambas as empresas nesta quinta-feira (11/12). Pelo acordo, personagens icônicos da Disney poderão ser usados no app de vídeos Sora, enquanto a criadora do ChatGPT vai oferecer soluções para a gigante do entretenimento.
A Disney é aprimeira grande parceira de licenciamento de conteúdo para o Sora, gerador de vídeos com IA da OpenAI. Os usuários vão poder criar clipes curtos e imagens usando personagens Disney, Pixar, Marvel e Star Wars. As principais criações com os personagens poderão aparecer num feed próprio do Disney+ para mostrar vídeos do Sora.
A expectativa é de que o acesso aos conteúdos licenciados seja liberada no começo de 2026.
Leia mais:
OpenAI passa a valer US$ 500 bilhões e se torna a maior startup do mundo
O acordo entre as companhias tem duração de três anos. Além de fornecer o licenciamento aos personagens, a Disney também fará um investimento de US$ 1 bilhão em participação societária criadora do ChatGPT, com possibilidade de adquirir participação adicional.
Por sua vez, a Walt Disney Company se torna uma das principais consumidoras da OpenAI, com direito a APIs especializadas para novos produtos e acesso ao ChatGPT para funcionários.
Quais personagens foram liberados?
- Mickey Mouse
- Minnie Mouse
- Lilo & Stitch
- Ariel
- Bela e a Fera
- Rei Leão
- Cinderela
- Frozen
- Encanto
- Divertidamente
- Moana
- Monstros S.A.
- Toy Story
- Up
- Zootopia
- Universo Marvel (Capitão América, Pantera Negra, Homem de Ferro e Thor, entre outros)
- Universo Star Wars (Darth Vader, Han Solo, Luke Skywalker e Yoda, entre outros).
*Com informações de Canal Tech






