As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Médico alerta para cinco hábitos que podem prejudicar sua saúde mental; veja quais são

Psiquiatra falou sobre fatores que podem prejudicar saúde mental e muitas vezes as pessoas nem percebem
10/12/25 às 16:54h
Médico alerta para cinco hábitos que podem prejudicar sua saúde mental; veja quais são

Imagem: Reprodução da Internet

Cada vez mais pessoas enfrentam problemas relacionados à saúde mental, muitas vezes sem perceber que determinados comportamentos do dia a dia contribuem para o agravamento do quadro. O médico psiquiatra Flávio H. Nascimento destacou cinco hábitos comuns que podem afetar o equilíbrio emocional e favorecer condições como ansiedade e depressão.

Segundo o especialista, embora existam fatores imutáveis, como a predisposição genética, os hábitos têm grande influência no desenvolvimento e na manutenção desses transtornos.

“Problemas de saúde mental possuem fatores genéticos, mas nossos hábitos têm forte impacto no seu agravamento. Muitas vezes, prejudicamos nossa saúde mental sem perceber”, afirma Nascimento.

Confira os hábitos apontados pelo profissional:

Uso excessivo do celular

O psiquiatra explica que o uso descontrolado do celular é um dos fatores que mais contribuem para o aumento de ansiedade atualmente. “Quando o uso se torna compulsivo, especialmente nas redes sociais, o risco de desenvolver transtornos mentais cresce de forma significativa”, destaca.

Dormir mal

A privação de sono, a insônia e noites mal dormidas podem intensificar sintomas de ansiedade e depressão. “Além de afetar o emocional, dormir mal também traz consequências físicas importantes”, alerta o médico.

 


Leia mais:

Dia de Combate ao Estresse: saiba como ele afeta corpo e mente e como lidar melhor

Trend no TikTok incentiva pessoas a dormirem de boca tapada com fita e especialistas alertam sobre riscos


Perfeccionismo extremo

Embora buscar fazer o melhor seja positivo, o perfeccionismo exagerado pode se transformar em fonte constante de estresse.
“Quando o perfeccionismo vira obsessão, gera frustração, ansiedade e estresse crônico, já que nem sempre é possível alcançar o ideal esperado”, explica Nascimento.

Consumo excessivo de álcool e drogas

O especialista reforça que o abuso de substâncias está diretamente ligado ao surgimento e agravamento de transtornos mentais. “Em muitos casos, o álcool e as drogas funcionam como gatilhos para doenças psicológicas”, afirma.

Reprimir sentimentos

Ignorar emoções ou evitar demonstrar fragilidade pode trazer consequências sérias. “Reprimir sentimentos é extremamente prejudicial. Em algum momento, isso retorna como um problema de saúde mental. É fundamental expressar emoções e, quando necessário, buscar ajuda profissional”, orienta.

O médico ressalta que identificar esses hábitos é o primeiro passo para preveni-los e adotar práticas mais saudáveis no dia a dia.

*Com informações de Metrópoles (Saúde em Dia)