Vasco vira sobre Fluminense no último minuto e larga na frente na Copa do Brasil

Foto: Lucas Merçon/Fluminense
Na noite desta quinta-feira (11/12), Vasco e Fluminense se enfrentaram no Maracanã, pelo jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, e quem levou a melhor foi o Cruzmaltino. Depois de sair atrás no placar, o Vasco virou no segundo tempo com gols de Rayan e Vegetti e venceu por 2 a 1, construindo uma vantagem importante no confronto.
O Tricolor das Laranjeiras abriu o placar ainda na etapa inicial, com Serna, mas não conseguiu segurar a pressão vascaína no segundo tempo e volta para o jogo da volta em situação mais delicada na briga pela vaga na final.
Com o resultado, o Vasco joga por um empate na partida de volta para se classificar. Já o Fluminense precisará vencer por dois gols de diferença para avançar no tempo normal.
O jogo
Os primeiros minutos foram equilibrados, mas com o Vasco chegando primeiro com perigo. Logo aos 10 minutos, após erro de Freytes, o Cruzmaltino quase inaugurou o marcador. Pouco depois, porém, o Fluminense se ajustou em campo, passou a ter mais a bola e começou a rondar com frequência a área defendida por Léo Jardim.
A primeira chance clara foi do Vasco, aos 15. Puma Rodríguez recebeu ótimo lançamento, invadiu a área e tocou na saída de Fábio, mas Thiago Silva apareceu para salvar quase em cima da linha e evitar o gol cruzmaltino.
O castigo veio na sequência. Após falta de Léo Jardim na entrada da área, o Fluminense aproveitou a bola parada. Renê cobrou com cavadinha para dentro da área, Thiago Silva escorou para trás e Serna, de perna direita, bateu cruzado para o fundo das redes. A bola ainda passou entre as pernas de Andrés Gómez antes de entrar no cantinho: 1 x 0 Tricolor.
O Vasco tentou responder rapidamente e quase empatou aos 31 minutos, em finalização de Barros, mas o primeiro tempo terminou com vantagem tricolor no placar.
Leia mais
Vasco goleia o Inter por 5 a 1 em noite de chuva forte e fim da sequência de derrotas
Corinthians segura pressão, vence Cruzeiro e abre vantagem na semifinal da Copa do Brasil
Virada cruzmaltina
O segundo tempo começou em alta rotação, com o Vasco disposto a mudar o cenário da partida. Logo aos quatro minutos, saiu o empate. Andrés Gómez avançou pela esquerda e cruzou rasteiro para a área. Nuno Moreira desviou no meio do caminho, e a bola sobrou para Rayan, que soltou a bomba, sem chances para Fábio: 1 x 1.
Empurrado pelo gol, o Cruzmaltino quase virou aos oito minutos, obrigando o goleiro tricolor a fazer boa defesa. O Fluminense sentiu o golpe e viu o adversário crescer no duelo, se encontrar na marcação e passar a controlar melhor as ações.
Aos 24 minutos, o Vasco voltou a assustar. Após cruzamento na área, Puma Rodríguez apareceu para cabecear firme, e a bola explodiu na trave, levando perigo e incendiando de vez o Maracanã dividido.
A pressão surtiu efeito mais à frente, quando Vegetti apareceu para decidir. O centroavante aproveitou jogada ofensiva vascaína na área tricolor e mandou para o fundo do gol, confirmando a virada cruzmaltina e garantindo a vitória por 2 x 1.
Situação do confronto
Com a vitória em casa, o Vasco leva para o jogo da volta a vantagem do empate para avançar à final da Copa do Brasil. O Fluminense, por sua vez, precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar no tempo normal.
A decisão da vaga promete mais 90 minutos de tensão, disputa intensa e casa cheia em mais um clássico entre Vasco e Fluminense valendo lugar na final da competição nacional.






