As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Ministro Toffoli determina retirada do sigilo de Vorcaro de CPMI do INSS

A medida não afeta, porém, as quebras de sigilo autorizadas anteriormente pelo juízo criminal de origem,
12/12/25 às 20:40h
Ministro Toffoli determina retirada do sigilo de Vorcaro de CPMI do INSS

(Foto: STF)

O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta sexta-feira (12/12) que documentos sigilosos apreendidos no celular de Daniel Vorcaro, controlador do Banco Master, sejam retirados do acesso direto da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. O material ficará provisoriamente sob a guarda da Presidência do Senado Federal.

Pela decisão, os arquivos serão encaminhados ao gabinete do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), onde permanecerão custodiados até nova deliberação do STF. Com isso, os parlamentares da CPMI deixam de ter acesso imediato ao conteúdo apreendido.


Leia mais

Eduardo Bolsonaro lamenta retirada de sanções dos EUA contra Moraes

Aprovação da PL da Dosimetria motivou EUA a retirar sanções de ministro Alexandre de Moraes


Em comunicado divulgado à noite, o gabinete de Toffoli informou ainda que o ministro anulou as quebras de sigilo telemático, bancário e fiscal determinadas exclusivamente pela comissão parlamentar. A medida não afeta, porém, as quebras de sigilo autorizadas anteriormente pelo juízo criminal de origem, nem aquelas deliberadas pela própria CPMI em conjunto com decisões judiciais válidas.

Segundo a assessoria do STF, o Banco Central e a Receita Federal já foram notificados para encaminhar as informações relacionadas ao caso diretamente ao Supremo, onde os dados serão analisados em momento oportuno.

*Com informações da CNN Brasil.