As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Brasil fica entre os 10 países mais perigosos do mundo em 2025, segundo ranking

Quatro países latino-americanos apareceram no ranking que avaliou indicadores de insegurança para as populações de países
12/12/25 às 14:57h
Brasil fica entre os 10 países mais perigosos do mundo em 2025, segundo ranking

Megaoperação no RJ (Foto: Reprodução/TV Globo).

Brasil, México, Equador e Haiti foram os quatro países latino-americanos que ficaram entre os 10 mais perigosos do mundo em 2025, de acordo com o índice de conflitos publicado na quinta-feira (11/12) pela organização não governamental ACLED (Armed Conflict Event Location and Data Project).

Com base em quatro indicadores – mortalidade, perigo para civis, abrangência geográfica dos conflitos e número de grupos armados –, o ranking coloca o México em quarto lugar, a mesma posição que ocupava em 2024, ficando atrás apenas da Palestina, Mianmar e Síria, locais assolados por guerras nos últimos anos. O México foi o pior colocado dentre os latino-americanos.

O Equador ocupa a sexta posição no indicador ACLED para 2025. Para o país sul-americano, isso representa uma ascensão de 36 posições em comparação com 2024, após um aumento significativo nos níveis de violência neste ano devido a confrontos entre grupos criminosos locais.

Brasil e Haiti, por sua vez, ocupam a sétima e oitava posições no ranking, situação decorrente da atuação de gangues que disputam o controle de territórios e, no caso do Haiti, se aproveitam da constante instabilidade política no país.


Leia mais:

Megaoperação no Rio de Janeiro usou violência “proporcional”, afirma relatório enviado ao STF

Polícia do Amazonas alerta sobre incitação ao crime e apologia à violência na internet


Segundo a ACLED, o aumento da violência é comum em toda a América Latina. No caso do México, contribuíram para a insegurança fatores como a guerra interna que começou no Cartel de Sinaloa após a prisão de Ismael “El Mayo” Zambada, um de seus líderes históricos, em julho de 2024.

Já nos demais países, a ACLED colocou violência relacionada a gangues como a maior fonte de insegurança. O relatório cita a operação policial no Rio de Janeiro contra a organização Comando Vermelho que resultou em mais de 120 mortes.

Veja a seguir o ranking dos 10 países mais perigosos do mundo em 2025, segundo a ACLED:

  1. Palestina (mesma posição de 2024)
  2. Mianmar (mesma posição de 2024)
  3. Síria (mesma posição de 2024)
  4. México (mesma posição de 2024)
  5. Nigéria (mesma posição de 2024)
  6. Equador (subiu 36 posições em comparação com 2024)
  7. Brasil (desceu 1 posição em comparação com 2024)
  8. Haiti (subiu 3 posições em comparação com 2024)
  9. Sudão (mesma posição de 2024)
  10. Paquistão (subiu 2 posições em comparação com 2024)

*Com informações de CNN Brasil.