Brasil fica entre os 10 países mais perigosos do mundo em 2025, segundo ranking

Megaoperação no RJ (Foto: Reprodução/TV Globo).
Brasil, México, Equador e Haiti foram os quatro países latino-americanos que ficaram entre os 10 mais perigosos do mundo em 2025, de acordo com o índice de conflitos publicado na quinta-feira (11/12) pela organização não governamental ACLED (Armed Conflict Event Location and Data Project).
Com base em quatro indicadores – mortalidade, perigo para civis, abrangência geográfica dos conflitos e número de grupos armados –, o ranking coloca o México em quarto lugar, a mesma posição que ocupava em 2024, ficando atrás apenas da Palestina, Mianmar e Síria, locais assolados por guerras nos últimos anos. O México foi o pior colocado dentre os latino-americanos.
O Equador ocupa a sexta posição no indicador ACLED para 2025. Para o país sul-americano, isso representa uma ascensão de 36 posições em comparação com 2024, após um aumento significativo nos níveis de violência neste ano devido a confrontos entre grupos criminosos locais.
Brasil e Haiti, por sua vez, ocupam a sétima e oitava posições no ranking, situação decorrente da atuação de gangues que disputam o controle de territórios e, no caso do Haiti, se aproveitam da constante instabilidade política no país.
Leia mais:
Megaoperação no Rio de Janeiro usou violência “proporcional”, afirma relatório enviado ao STF
Polícia do Amazonas alerta sobre incitação ao crime e apologia à violência na internet
Segundo a ACLED, o aumento da violência é comum em toda a América Latina. No caso do México, contribuíram para a insegurança fatores como a guerra interna que começou no Cartel de Sinaloa após a prisão de Ismael “El Mayo” Zambada, um de seus líderes históricos, em julho de 2024.
Já nos demais países, a ACLED colocou violência relacionada a gangues como a maior fonte de insegurança. O relatório cita a operação policial no Rio de Janeiro contra a organização Comando Vermelho que resultou em mais de 120 mortes.
Veja a seguir o ranking dos 10 países mais perigosos do mundo em 2025, segundo a ACLED:
- Palestina (mesma posição de 2024)
- Mianmar (mesma posição de 2024)
- Síria (mesma posição de 2024)
- México (mesma posição de 2024)
- Nigéria (mesma posição de 2024)
- Equador (subiu 36 posições em comparação com 2024)
- Brasil (desceu 1 posição em comparação com 2024)
- Haiti (subiu 3 posições em comparação com 2024)
- Sudão (mesma posição de 2024)
- Paquistão (subiu 2 posições em comparação com 2024)
*Com informações de CNN Brasil.






