A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, por unanimidade, nesta sexta-feira (19), a dispensa de registro para compra de vacinas e medicamentos destinados à prevenção ou combate à varíola dos macacos. Trata-se de uma resolução para simplificar a análise documental e facilitar o acesso da população ao tratamento, via medicação ou vacinas, da doença.
A norma tem caráter temporário e excepcional, e vai permitir que o Ministério da Saúde peça dispensa de registro e adquira medicamentos e vacinas que já tenham sido aprovados para prevenção ou tratamento da varíola dos macacos por autoridades internacionais especificadas na respectiva resolução.
Leia mais:
Brasil faz 8.850 testes de varíola dos macacos
Anvisa aprova fim do uso de máscaras em aeroportos
A Organização das Nações Unidas (OMS) decretou situação de emergência de saúde pública de importância internacional. De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil registra até o momento 3.450 casos confirmados de varíola dos macacos. Os estados de São Paulo (2.279), Rio de Janeiro (403), Minas Gerais (159) e o Distrito Federal (141) lideram o ranking de casos no país.
O Amazonas, até o momento, tem 15 casos confirmados da varíola dos macacos.