Representantes da Rússia e da Ucrânia iniciaram nova reunião diplomática hoje às 11h50 (horário de Brasília) para negociações visando um cessar-fogo ao conflito iniciado há uma semana com a invasão russa do território ucraniano. Segundo a agência de notícias russa, as duas delegações estão reunidas novamente na cidade de Gomel, na fronteira entre Belarus e a Ucrânia.
Leia mais:
Vídeo: Homem é atingido por míssil enquanto gravava vídeo na Ucrânia
Guerra na Ucrânia deve empurrar para cima a inflação no Brasil
As delegações russa e ucraniana já se encontraram no último dia 28, mas as negociações não alcançaram acordo. Hoje, o conselheiro do presidente ucraniano Mykhailo Podolyak disse em suas redes sociais que os principais temas da discussão são o cessar-fogo imediato, armistício e corredores humanitários para saída de civis que estão em “aldeias/cidades destruídas ou constantemente bombardeadas”.
No entanto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky já tinha afirmado que a Rússia precisava cessar os bombardeios para que houvesse negociação. Hoje, tropas russas voltaram a atacar a cidade de Enerhodar, no sul da Ucrânia. A região abriga a usina nuclear de Zaporizhzhia, a maior unidade energética da Europa. Segundo o prefeito da cidade, os russos estão atacando civis. O sul do país é onde tem se focado a ofensiva russa nos últimos dias.
A Ucrânia já afirmou que descarta rendição e exige cessar-fogo e retirada imediata das tropas do seu território.
Via UOL.