A manauara Amanda Armelau, popularmente conhecida como ‘Índia Armelau’, foi confirmada como a vice do deputado federal Alexandre Ramagem (PL) na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro. Ramagem, ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), tem um histórico controverso, com investigações sobre supostos atos de espionagem a autoridades, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Neta de indígena e com mãe criada em Parintins, Amanda Armelau nasceu e cresceu no bairro Aparecida, zona Centro-Sul de Manaus. Sua carreira esportiva começou na academia Golfinho, onde se destacou na natação, especialmente pelo Atlético Rio Negro Clube. Aos 14 anos, suas habilidades a levaram ao Vasco da Gama, onde passou a integrar a equipe de natação do clube no Rio de Janeiro.
Saiba mais:
- Após terem áudio investigado pela PF, Bolsonaro e Ramagem aparecem juntos em vídeo
- PF indicia governador do Rio de Janeiro por corrupção e peculato
Em 2022, Índia Armelau foi eleita deputada estadual no Rio de Janeiro com mais de 57 mil votos, marcando seu primeiro mandato político. Ela representa o Partido Liberal (PL), mesma sigla de Ramagem.
Embora não se autodenomine indígena, Amanda usa o apelido “Índia Armelau” como um tributo carinhoso à sua ascendência e características físicas, algo que ela enfatiza em seu perfil na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).