Neste domingo (28/07), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou um ano e meio de governo com um pronunciamento nacional, no qual fez um balanço das conquistas e desafios enfrentados pela administração atual. Em seu discurso, Lula destacou a recuperação econômica e social do Brasil após, segundo ele, o período de instabilidade e críticas ao governo anterior.
“Estamos cuidando do povo brasileiro e garantindo um futuro melhor para todos”, declarou presidente”.
Minhas amigas e meus amigos, acabamos de completar um ano e meio de governo. Estamos cuidando do povo brasileiro e garantindo um futuro melhor para todos.
🎥 Audiovisual/PR pic.twitter.com/MT8QFUd6si
— Lula (@LulaOficial) July 28, 2024
Ele ressaltou o crescimento do PIB de quase 3% no último ano, superando as expectativas pessimistas, e destacou que a inflação está sob controle e caindo.
“O salário-mínimo voltou a ter aumento acima da inflação”, completou Lula.
O presidente destacou que, ao assumir o governo, o Brasil se encontrava em uma situação econômica e social precária,
“Quando terminei o segundo mandato, há 14 anos, a economia crescia mais de 4% ao ano. Tiramos o Brasil do mapa da fome. De lá para cá, assistimos a uma enorme destruição no nosso país.”
Ele criticou a gestão anterior por ter abandonado programas essenciais como a Farmácia Popular e o Minha Casa Minha Vida.
“Espalharam armas ao invés de empregos. Trouxeram a fome de volta. O Brasil era um país em ruínas. Diziam defender a família mas deixaram milhões de famílias endividadas, empobrecidas e desprotegidas”, disse no vídeo.
Saiba mais:
- Presidente Lula fará pronunciamento em rede nacional neste domingo (28/07)
- Estratégias: Marcelo Ramos atende chamado de Lula e fala sobre o futuro de Manaus
Sobre a agenda ambiental, Lula destacou as políticas de proteção que foram retomadas, como a redução de 52% no desmatamento da Amazônia e o foco na proteção dos direitos de mulheres, negros, indígenas, pessoas com deficiência e LGBTQIA+.
“O Brasil se reencontrou com a civilização”, afirmou o presidente.
Lula também abordou a questão fiscal, afirmando que não abrirá mão da responsabilidade financeira. Ele mencionou a reforma tributária aprovada “para simplificar a economia e reduzir o custo dos alimentos e produtos essenciais”. O presidente citou ainda a isenção do imposto de renda para quem ganha até dois salários mínimos e a criação de mais de 2,7 milhões de empregos.
Encerrando seu pronunciamento, Lula fez um apelo pela paz e solidariedade, destacando a importância da inclusão social e do respeito mútuo.
“Hoje o que falta ao mundo é paz, solidariedade e humanismo. E estamos prontos para dar o exemplo de que aqui, no Brasil, a inclusão social, a fraternidade, o respeito e o amor são capazes de vencer o ódio”, concluiu.