O governador do Amazonas Wilson Lima (PSC) afirmou, nesta segunda-feira (17), que está coordenando a ampliação da rede de atendimento em saúde para enfrentar a nova subida de casos de Covid-19 no estado.
De acordo com Wilson, 74 novos leitos foram abertos no Hospital Universitário Getúlio Vargas, na zona Sul de Manaus, para receber pacientes com síndromes respiratórias que também registraram aumento neste início de ano, como influenza e H3N2, e liberar leitos em outras unidades de atendimento para pacientes acometidos pelo novo coronavírus.
O chefe do Executivo acrescentou que o Hospital de Campanha Nilton Lins pode ser reativado, mas não há previsão de retomada do funcionamento. “Os números (de casos de Covid-19) não apontam a necessidade de reabrir a unidade”, justificou, durante a abertura da campanha de imunização para crianças de 5 a 11 anos de idade no Parque Cidade das Crianças, na zona Centro-Sul de Manaus.
“Nosso Comitê de Crise acompanha, todos os dias, a evolução dos casos de Ômicron e Covid-19. E, na quinta, sexta e sábado tivemos zero registros de mortes pela doença”, complementou o governador.
Leia mais:
FVS-RCP inicia distribuição de vacinas para crianças no Amazonas
Ato simbólico marca abertura de vacinação de crianças contra a Covid-19 em Manaus
Wilson ressaltou que, além da infraestrutura, também investe na contratação de vacinadores para intensificar a campanha de imunização no estado.”No final do ano passado, emitimos um documento pedindo às prefeituras que apresentem as necessidades (da vacinação). Vamos montar uma força-tarefa com as prefeituras para avançar nesse processo”.
Além do avanço na imunização, a parceria com a prefeitura de Manaus vai possibilitar a abertura de um novo centro de testagem para Covid-19 no Centro de Convenções Vasco Vasques, na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul, marcada para terça-feira (18).
O governo destacou ainda a instalação de 11 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) e de 41 usinas de oxigênio – mais 29 deverão ser implementadas em breve. “O Hospital Delphina Aziz é um dos melhores do Brasil, não deixa nada a dever ao (hospital) Albert Einstein (localizado em São Paulo)”, acrescentou.
Daniel Amorim, da redação