O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), informou que iniciou a transferência dos sobreviventes da queda de um avião em Manoel Urbano ocorrida na segunda-feira (18/3), para o Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), no Hospital 28 de Agosto, em Manaus.
O piloto do avião, Valdir Roney de Souza Mendes, de 59 anos, e o passageiro Mateus Jeferson Fonte, de 26, sobreviveram ao acidente aéreo e receberão assistência no tratamento das queimaduras sofridas.
O CTQ, que é referência em assistência a queimados de alta complexidade do Amazonas, tem a previsão de receber Valdir Roney nesta sexta (22) e Mateus no sábado (23).
Antes deles, outra sobrevivente, Amélia Marques Rocha, já tinha sido transferida para o CTQ de Manaus.
Leia mais:
Avião de pequeno porte cai no interior do Acre: uma pessoa morreu e 3 estão em estado grave
VÍDEO: Avião pousa em praia de São Paulo após assustar banhistas com manobras no ar
O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, acompanhou a transferência da primeira paciente e destacou o trabalho realizado pelas equipes de Saúde do Acre, bem como agradeceu à Saúde do Amazonas. Ele disse:
“Iniciamos a madrugada do dia 22, conforme a determinação do governador Gladson Cameli, a remoção dos três pacientes queimados, vítimas do acidente de avião. Os pacientes serão removidos para Manaus, onde estarão dentro de um centro de grandes queimados para garantir a melhor assistência.
Ofereço aqui o agradecimento a todos que participaram dessa regulação, dessa logística e dessa transferência, assim como o governo de Manaus que irá receber os nossos três pacientes e que irá garantir dessa forma o melhor tratamento para todos eles”.
O piloto está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com 40% do corpo queimado. Já Mateus, de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) nesta sexta-feira (22), apresenta um caso grave e encontra-se na UTI, estável, lúcido e orientado, porém precisa de um atendimento especializado em queimaduras.
Relembre o acidente
O avião de pequeno porte, modelo Cessna Skyline 182, com sete pessoas a bordo, caiu em uma fazenda localizada no município de Manoel Urbano, a 228 quilômetros de Rio Branco, no Acre.
Segundo o Governo do Acre, o avião tinha decolado em direção a Santa Rosa do Purus, distante 150 km do município onde ocorreu o acidente. A aeronave teria caído pouco depois da decolagem, a 1 quilômetro da cabeceira da pista de Manoel Urbano.
Uma pessoa morreu, o empresário Sidney Estuardo Hoyle Vega. Outras três vítimas ficaram internadas em estado grave.
O avião Cessna Skylane 182 tinha capacidade para transportar, no máximo, quatro pessoas, e não tinha autorização para atuar como táxi aéreo.
*Com informações de Agência Acre e G1