Imagens de satélite da ONU mostram que 35% de todas as construções na Faixa de Gaza foram ou danificadas ou destruídas durante a guerra entre Israel e Hamas. A informação foi divulgada pelo Centro de Satélites das Nações Unidas. A análise é baseada em imagens com alta resolução recolhidas no fim de fevereiro deste ano.
No total, foram mais de 88 mil construções que sofrem por algum dano durante o confronto. Mais de 31 mil foram totalmente destruídas, quase 17 mil gravemente danificadas e outras 40 mil modernamente danificadas. Em comparação com a última avaliação, de janeiro, houve um aumento de 20 mil estruturas danificadas.
No total, o Centro de Satélites diz que há uma estimativa de 121 mil unidades habitacionais afetadas pela destruição em Gaza. O local com maior dano é a cidade de Khan Yunis, com mais de 6.600 construções recentemente destruídas.
Leia também:
ONU denuncia fome em Gaza e Israel reage: “experimente fazer a sua parte'”
ONU afirma que levarão anos para limpar escombros em Gaza
No meio disso, os Estados Unidos apresentaram uma resolução no Conselho de Segurança da ONU pedindo cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza. A afirmação, do secretário de Estado Antony Blinken, foi dada durante uma entrevista na Arábia Saudita.
Segundo Blinken, a possibilidade de cessar-fogo imediato está ligada à liberação de reféns que estão sob poder do grupo paramilitar Hamas. O secretário afirmou ainda que os Estados Unidos estão trabalhando em conjunto com Egito e o Catar.
*Com informações CBN e ONU