A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (29/2), a Operação Acta Passio, que visa desarticular ação de falsificadores de documentos pessoais, atestados e laudos médicos utilizados em fraude de concessão de benefícios do INSS, como auxílio-doença e aposentadoria por invalidez.
Veja mais:
VÍDEO: armado com espada, homem ataca segurança em ala pediátrica, na Bahia
Policiais federais cumprem dois mandados de busca e apreensão em locais estratégicos identificados durante as investigações.
A investigação iniciou a partir do relatório de inteligência previdenciária, gerado pela Polícia Federal e Coordenação de Inteligência Previdenciária (COINP), com o auxílio do Núcleo de Inteligência Previdenciária do Ministério da Previdência Social – NUINP, em que constavam benefícios inconsistentes.
Durante as investigações, foram apontados dois irmãos como principais suspeitos. Eles criavam documentos falsos e utilizavam as novas identidades para tornarem-se beneficiários. Com isso, sacavam valores depositados pela Previdência Social.
As medidas cautelares de busca e apreensão visam obter elementos que comprovem a prática dos crimes de estelionato previdenciário, falsificação e uso de documentos falsos, além de aprofundar a investigação sobre a participação de terceiros e outros beneficiários.
Veja os vídeos: