Neste sábado, 14, o presidente Lula (PT) conversou com os presidentes da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, e do Egito, Abdel Fattah al-Sissi, por telefone. Lula tratou com os dois líderes sobre a saída de brasileiros da Faixa de Gaza, que está na iminência de sofrer novos ataques pelas Forças de Defesa de Israel.
Segundo informações divulgadas pela Presidência da República, além de tratar da repatriação de brasileiros que seguem em Gaza, Lula externou preocupação com os civis na região e o bloqueio de ajuda humanitária.
Leia mais:
Guerra: Israel se prepara para atacar Faixa de Gaza por ar, terra e mar
Egito e Israel entram em acordo por corredor para saída de estrangeiros
Na sua conversa com o presidente egípcio, Lula tratou sobre o plano para retirar o grupo de brasileiros que hoje conseguiu chegar a uma casa alugada pela Embaixada do Brasil na Palestina, em Rafah, cidade que faz fronteira com o norte do Egito.
Lula avisou ao presidente que, assim que os brasileiros cruzarem a passagem de Rafah, serão acompanhados pelo embaixador do Brasil no Egito até o Aeroporto de Arish, onde embarcarão imediatamente em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Brasil.
Na quarta, Lula telefonou para o presidente de Israel e pediu pelo estabelecimento de um corredor humanitário, para a retirada de civis da zona de conflito.