32.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

Ouça a Rádio 92,3

Assista a TV 8.2

UEA sedia etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica

Publicado em:

- Anúncio -

O projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Academia Stem, realizado pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sediou, na sexta-feira, 18, uma das principais fases da etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR-2023). O evento aconteceu nas dependências do prédio StemLab, localizado na Escola Superior de Tecnologia (EST-UEA), zona Centro-sul de Manaus.

A iniciativa traz uma série de prêmios para estudantes dos ensinos fundamental, médio e técnico, tendo por objetivo estimular jovens às carreiras científico-tecnológicas, além de identificar estudantes talentosos, promover debates, bem como atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro.

O professor Jucimar Maia Júnior, coordenador-geral do projeto Academia Stem, explicou que o propósito da Olimpíada de Robótica converge com a finalidade do próprio Stem, por incentivar pessoas ainda em níveis básicos da educação a se engajarem com temas densos como matemática, física e programação, por exemplo.


Leia mais:

Exposição “Van Gogh e os Impressionistas” chegará a Manaus em outubro


“É muito importante ver jovens entusiasmados com ciência e tecnologia. Esse é um dos principais objetivos da Academia Stem: atrair esses jovens para a universidade e fazer com que depois eles entrem para a UEA e para EST, uma das melhores escolas de tecnologia da região Norte”, afirmou.

O professor Rodrigo Araújo integra o Pilar Atração do Projeto Academia Stem, segmento que atende alunos do ensino médio. Ele assumiu, neste ano, o posto de representante estadual da OBR e aproveitou a oportunidade para levar a competição para dentro da universidade.

“Esse evento mostra o quanto a universidade está preparada para receber alunos do fundamental e médio, além de incentivar o interesse deles na área de desenvolvimento tecnológico”, apontou Araújo.

Além de fornecer o espaço, o projeto também contribuiu com a construção de ferramentas para a competição. Para isso, estudantes de engenharia da Academia Stem utilizaram tecnologias como impressoras 3D para a criação de obstáculos e outros objetos de manufatura aditiva utilizados durante o evento.

Como ocorreu a competição

A competição foi dividida em dois níveis: Nível 1 voltado para alunos até o 9º ano do ensino fundamental; Nível 2 voltado para alunos até o 3º ano do ensino médio de escolas públicas e particulares do Estado. Ao longo do dia os estudantes participaram de três rodadas que testaram as capacidades mecânicas e técnicas desenvolvidas pelos robôs de cada equipe.

As equipes campeãs Manos Tech (Nível 1) e Roboticx (Nível 2) garantiram vaga na etapa nacional que acontece em Salvador (BA), de 2 a 5 de outubro.

Saiba mais sobre a OBR

A OBR destina-se a todos os estudantes de qualquer escola pública ou privada dos ensinos fundamental, médio ou técnico, em todo o território nacional, e é uma iniciativa pública, gratuita e sem fins lucrativos.

Deixe seu comentário
- Anúncio -
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo

| Compartilhar

Jornalismo
Jornalismo
Equipe de jornalismo do portal Rede Onda Digital.

Últimas Notícias

- Anúncio -
Youtube - Rede Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Instagram Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Siga-nos no X
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -