Faleceu nesta manhã de segunda, 7, a atriz Aracy Balabanian. Ela tinha 83 anos e lutava contra um câncer no pulmão desde o final do ano passado. Ela estava internada na Clínica São Vicente, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro.
A causa da morte não foi divulgada.
Leia mais:
Angus Cloud, da série “Euphoria”, morre aos 25 anos
Morre a cantora irlandesa Sinéad O’Connor, aos 56 anos
Filha de imigrantes armênios, Aracy nasceu em 22 de fevereiro de 1940 em Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Aos 12 anos, decidiu se tornar atriz e teve que driblar a rejeição do pai, que era contra a filha seguir a carreira.
Seu primeiro papel de destaque na televisão foi como a Gabriela, do programa infantil “Vila Sésamo”, em 1973. Em 1990, ela conquistou o país como a Dona Armênia da novela “Rainha da Sucata”, um dos maiores sucessos da TV Globo: Armênia era a mãe controladora de três filhos e tinha o bordão “botar o prédio na chon”. A personagem fez tanto sucesso que voltou em outra novela, “Deus nos Acuda”, de 1992.
Aracy Balabanian também interpretou a manipuladora Filomena em “A Próxima Vítima”, de 1995, e a socialite Cassandra no humorístico “Sai da Baixo”, que a fez ganhar uma nova legião de fãs. O programa, exibido no domingo à noite, era gravado em um teatro com plateia e incorporava risos e improvisos do elenco.
A atriz confessou que tinha dificuldade de gravar o “Sai de Baixo” porque não conseguia segurar o riso frente aos improvisos dos colegas de cena Tom Cavalcante e Miguel Falabella. Ela repetiu o papel de Cassandra no cinema, em “Sai de Baixo: O Filme”, lançado em 2019.
No mesmo ano, ela gravou sua última participação na Globo, no especial “A Magia Acontece”.