Neste sábado (1º/7), aconteceu a segunda noite do 56º Festival Folclórico de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus). As apresentações dos bois Garantido e Caprichoso foram marcadas por temas sociais e consciência da luta indígena.
O Garantido abriu a noite na arena do Bumbódromo enfocando a diversidade como mecanismo para proliferação e manutenção da vida. O assunto está inserido no tema de 2023 do bumbá: “Garantido por Toda Vida”.
Leia mais:
Transmissão da 1ª noite do Festival de Parintins atrai multidão e emociona torcedores, em Manaus
Cunhã-poranga do Garantido dança com seios à mostra após problemas com roupa
Para o presidente da Comissão de Artes da agremiação, Allan Rodrigues, é necessário abordar a diversidade tendo em vista que a Amazônia é um dos locais onde houve a maior mistura étnica do Brasil. Ele disse:
“Nós temos que celebrar a diversidade porque dentro dessa celebração, dentro do entendimento de que todos têm direito de ser, de crer e viver as suas vidas e amar como quiserem, está aí a chave para uma sociedade de justiça e paz”.
Um momento de muita emoção para a galera vermelha e branca foi a apresentação da cantora Márcia Siqueira, que versou junto com o Amo do Boi, João Paulo Faria. No momento da evolução da Sinhazinha da Fazenda, Valentina Coimbra, um balé de homens e mulheres com saias acompanhava a filha do Dono da Fazenda, colocando em prática o discurso sobre diversidade proposto pelo bumbá.