O Ministério da Cidadania do governo Jair Bolsonaro (PL) assinou convênio no valor de R$ 200 mil com ONG do ex-lutador de MMA José Aldo. O convênio foi assinado em 5 de outubro de 2022, e a informação está presente no Portal da Transparência.
Aldo é reconhecido apoiador de Bolsonaro e é anfitrião do ex-presidente e da ex-primeira-dama Michelle em Orlando, nos Estados Unidos, para onde eles viajaram no último 30 de dezembro.
Leia mais:
Lula revoga normas de acesso a armas do governo Bolsonaro
Bolsonaro viaja amanhã para os EUA, sem Michelle
O convênio foi assinado com o Instituto JAJ, presidido pelo ex-campeão do UFC, e prevê a realização da Copa Cidadania de Jiu-Jitsu no Rio de Janeiro. A indicação para assinatura veio de emenda parlamentar do deputado federal bolsonarista Felício Lacerda (PP-RJ). O valor a ser liberado é de R$ 199.998,55 em parcela única por meio da Secretaria Nacional dos Esportes.
O valor, no entanto, ainda não foi repassado. Resta ver se o repasse será mantido no governo Lula, pois o convênio tem vigência até 5 de outubro de 2023.
Aldo também teve despesas de viagem a Brasília custeadas pelo Governo Federal, em 2020 e 2021. Uma delas para um encontro marcado com urgência pelo próprio gabinete de Bolsonaro.