O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), culpou nesta sexta-feira (21/06) o Governo do Amazonas pelos problemas de segurança pública e de saúde [de média e alta complexidade] na capital. Durante a inauguração do Centro de Atenção Psicossocial (Caps AD) Dra. Eliana Vitorino Schramm, no Parque Amazonino Mendes, na confluência das zonas Leste e Norte, o chefe do Poder Executivo Municipal isentou sua gestão de maiores responsabilidades nestas duas áreas.
“Temos muitos problemas a serem resolvidos [em Manaus]. Porém, dois dos maiores problemas desta cidade não são da competência do prefeito. Primeiro: principal problema da cidade é a segurança, que não é a Prefeitura que é responsável. Aí a gente acaba sendo levado neste contexto social. A gente compra ônibus novos. Temos a maior frota [de ônibus] com ar-condicionado do Brasil percentualmente […] Qual é o problema daquele transporte coletivo? É assalto. Aí a gente está montando a Guarda Municipal para trabalhar nos ônibus [para fazer a segurança dos usuários]”, disse Almeida.
Logo em seguida, o prefeito afirmou que sua gestão em Manaus cuida somente da Atenção Básica à Saúde da população. Já os serviços especializados de média e alta complexidade, que incluem cirurgias e internações, são atribuições do Governo do Estado.
“Aí vai o segundo problema da cidade de Manaus. Segundo problema, você vai lá: saúde. Pergunta qual é o problema? É uma cirurgia; é uma internação, que não é de responsabilidade da Prefeitura. Vocês [se dirigindo ao público do evento] precisam nos ajudar a explicar isso para a população. A responsabilidade da Prefeitura com relação à saúde é saúde básica; atenção primária; é a saúde da mulher; é o pré-natal; é a saúde da criança; a saúde bucal […] A Prefeitura cuida das UBS (Unidades Básicas de Saúde) e também desses Caps. Das policlínicas que são da nossa competência”, explicou.
Leia mais:
As críticas de David Almeida, que é pré-candidato à reeleição, sobre a administração do governador Wilson Lima (União Brasil) atingem indiretamente o deputado estadual Roberto Cidade (União Brasil), que também concorrerá à Prefeitura de Manaus nas eleições deste ano. Cidade pertence ao grupo político de Lima.
Em sua pré-campanha ao Poder Executivo, Roberto Cidade prometeu construir 12 hospitais municipais funcionando 24 horas em Manaus, caso seja eleito prefeito, para reduzir a sobrecarga da demanda do Estado. Neste caso, UPAs (Unidades de Pronto-Atendimento). A proposta de plano de governo do deputado é uma crítica direta ao horário limitado das UBS e à gestão da Prefeitura de Manaus na área da saúde.