O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira (02/02) que é preciso deixar as diferenças de lado ao governar o país. A afirmação foi feita durante um discurso em evento de anúncio de uma parceria com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para construção do túnel submerso que vai ligar as cidades de Santos e Guarujá.
Durante a semana, Lula recuou da decisão de construir sozinho o túnel no litoral paulista, após um encontro com o ex-ministro de Jair Bolsonaro.
A estratégia do presidente Lula ao elogiar publicamente o governador Tarcísio de Freitas é tentar trazer o Republicanos, partido do governador, “cada vez mais para perto”, deixando apenas o PL, partido de Jair Bolsonaro, na oposição.
Leia mais:
Em discurso no STF, Lula defende regulação das redes sociais no país
“Polícia Federal não persegue ninguém”, diz Lula na posse de Lewandowski
Na última reforma ministerial, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumiu o ministério de Portos e Aeroportos. O partido nega que tenha passado a fazer parte da base do governo, mas costuma acompanhar o Planalto em votações econômicas relevantes.
Tarcísio ameaçou deixar o Republicanos se o deputado assumisse um ministério, mas depois desistiu e passou a contar com ele como aliado para a eventual privatização do porto de Santos.
O tema da privatização é tabu dentro do governo, mas agora Lula e Tarcisio estão alinhados em torno da construção do túnel ligando Santos-Guarujá.
A bancada do Republicanos conta com 41 deputados no Congresso e 4 senadores: Damares Alves (DF), Cletinho Azevedo (MG), Hamilton Mourão (RS), Mecias de Jesus (RR).
Relembrando o passado
Ao dividir o palanque com o presidente da República, Tarcísio chegou a ser vaiado por apoiadores de Lula. O petista, em seu discurso, tentou colocar panos quentes na situação e relembrou a relação de trabalho que teve com o atual governador de São Paulo durante seus primeiros mandatos, entre 2003 e 2010.
Na ocasião, ele relembrou que Tarcísio trabalhou nas obras do gasoduto Coari-Manaus e que também esteve próximo do governo petista durante o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff. Uma das pessoas na plateia chegou a gritar “volta pro PT Tarcísio“, arrancando risadas do governador.
Ainda durante a fala, Lula afirmou que estranhou ver Tarcísio trabalhar com Bolsonaro, mas que “tudo bem, é uma opção dele”, e terminou afirmando que agora vai trabalhar para vencer o atual governador de São Paulo nas eleições, tudo em um clima amistoso.
Veja o vídeo: