Contas de David Almeida de 2017 precisam ser aprecidadas neste ano, diz Wilker Barreto

(Foto: Daniel Santos/Aleam)
O deputado estadual Wilker Barreto (Mobiliza) solicitou, nesta terça-feira (18/11), que a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) coloque em pauta ainda em 2025 a apreciação das contas do Governo do Estado referentes a 2017.
Naquele ano, passaram pelo comando do Poder Executivo estadual os ex-governadores José Melo, cassado por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM); David Almeida, então presidente da Aleam e governador interino por cinco meses; e Amazonino Mendes, eleito para cumprir mandato até dezembro de 2018.
“Me foi dada essa missão de analisar as contas daquele governo, considerei que havia irregularidades graves, fui acompanhado pelos meus colegas da Comissão de Economia e Finanças e ainda destaco que o parecerista do Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) também foi favorável à reprovação das contas daquele exercício”, afirmou Wilker.
O deputado também relembrou sua experiência à frente da presidência da Câmara Municipal de Manaus, entre 2015 e 2016, quando havia 177 contas de ex-prefeitos pendentes de julgamento, incluindo uma de 1997, da gestão de Alfredo Nascimento.
“Fiz um mutirão e zeramos tudo. Portanto, seria bom que este caso fosse colocado em pauta ainda neste ano, afinal em 2026 teremos eleição e fica mais difícil votar”, destacou.
Barreto ressaltou que cabe ao presidente Roberto Cidade (União Brasil) colocar o assunto em pauta para votação em plenário.
Saiba mais:
Exportação de ouro representa 92,78% de tudo que o Amazonas vendeu para o exterior em outubro
Com 28 votos favoráveis Câmara aprova Reforma da Previdência de Manaus
Aliado de David Almeida rebate relator
O vice-presidente da Aleam, Abdala Fraxe (Avante), um dos principais aliados do prefeito David Almeida, cujas pretensões políticas podem ser abatidas pela reprovação das contas de 2017, disse que o grupo político deles está tranquilo sobre a possibilidade de votação a qualquer tempo, pois o principal é que o TCE-AM aprovou as contas de David Almeida.
“Diferente do usual, estão querendo ressuscitar essa história, pois o TCE-AM já aprovou tudo. Do ponto de vista técnico, isso não prosperará e é apenas uma atitude política que está sendo tentada neste momento”, avaliou.
Assista:






