Cloudflare volta a funcionar após falha de sistema; diretor da empresa explica queda de servidor

(Foto: reprodução)
Após uma falha de sistema que deixou cerca de 20% dos sites da internet fora do ar nesta terça-feira (18/11), a Cloudflare informou que seus serviços já voltaram ao normal. A empresa diz que segue monitorando tudo e que abriu uma investigação para entender exatamente o que aconteceu.
Segundo uma postagem de Dane Knecht, diretor de tecnologia da empresa no X (antigo Twitter). A instabilidade começou por volta das 8h (horário de Brasília). Plataformas que dependem da infraestrutura da Cloudflare; como X, ChatGPT, Spotify, Discord e Paypal, exibiram mensagens de erro e ficaram inacessíveis.

A empresa confirmou que se tratava de um problema generalizado e que estava trabalhando para restabelecer os serviços. Às 10h09, informou que tinha identificado a falha e estava aplicando uma correção. Quatro minutos depois, às 10h13, disse que os sistemas estavam se recuperando e que a taxa de erros havia voltado ao normal.
Por volta das 11h40, a Cloudflare afirmou que o incidente estava resolvido, mas que ainda lidava com algumas falhas residuais. Às 13h46, relatou que os sistemas estavam normalizando, apesar de alguns usuários ainda apontarem instabilidade.
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A situação só foi totalmente encerrada às 14h44. Em nova atualização, a empresa declarou que todos os serviços estavam funcionando normalmente, sem registro de erros ou lentidão. As equipes de engenharia continuam acompanhando o caso.
A Cloudflare relatou que percebeu um “pico de tráfego incomum” por volta das 8h20, o que afetou parte do fluxo que passa pela sede da empresa na Califórnia. A companhia admitiu que ainda não sabe o que causou esse aumento repentino e que vai investigar.
Knecht explicou que o problema foi provocado por um “bug latente” ligado a um serviço responsável por mitigar bots. Segundo ele, uma mudança de rotina na configuração acabou ativando essa falha e gerou uma grande instabilidade. Knecht garante não se tratou de um ataque. Ele também pediu desculpas e afirmou que a empresa “falhou com os clientes e com a internet”.
A Cloudflare é uma das maiores do setor: cerca de 20% dos sites do mundo usam seus serviços. E episódios como esse já atingiram outros provedores globais em diferentes ocasiões.
*Com informações do Olhar Digital.






