Lula confirma a Pacheco que vai indicar Messias para o STF

Jorge Messias (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil).
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avisou o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), na noite de segunda-feira (17/11), que vai indicar o ministro-chefe da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal (STF).
Lula quer que Pacheco seja candidato ao governo de Minas Gerais, em 2026, mas ele rejeita a ideia. Segundo interlocutores da conversa no Palácio da Alvorada, o senador estaria pretendendo deixar a política quando seu mandato terminar no começo de 2027, e voltar à profissão de advogado.
Pacheco afirmou que respeita a decisão de Lula ao escolher Messias, mas não deseja ser candidato à sucessão de Romeu Zema (Novo), mesmo porque avalia estar isolado em seu próprio partido, o PSD. Lula teria pedido ao senador que pensasse melhor.
Leia mais:
STF publica ata de julgamento que manteve condenação de Bolsonaro
Jorge Messias pode ficar até 30 anos no STF se for indicado por Lula
Em reunião com Lula, no fim do mês passado, o presidente do Senado Davi Alcolumbre apresentou ao petista uma espécie de mapa dos votos e disse que Messias enfrentará dificuldades no Senado, pois, de acordo com ele, é visto pela maioria ali como um aliado do PT.
Para que o nome do indicado ao STF seja aprovado na Casa, precisa passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e, depois, ter no mínimo 41 votos no plenário. Pela contabilidade de Alcolumbre, se a votação fosse hoje, Messias teria o apoio de aproximadamente 30 dos 81 senadores.
Alcolumbre não esconde que não fará campanha por Messias pois considera que, se agisse assim, estaria traindo o amigo Pacheco. Já este foi escanteado pelo próprio partido ao afirmar que apoia a reeleição de Lula em 2026, indo contra à direita que hoje comanda o estado de Minas.
*Com informações de Estadão






