
Dr. Sandoval confirma pré-candidatura à deputado estadual pelo PSD, partido de Omar Aziz
O advogado decidiu se candidatar agora após se preparar academicamente e profissionalmente

Sandoval Fernando Cardoso De Freitas, mais conhecido como Dr. Sandoval, conversou com a jornalista Ana Flávia Oliveira, da Rede Onda Digital, sobre a trajetória, rumos e objetivos de carreira de médio e longo prazo.
Dr. Sandoval foi candidato à vereador nas eleições de 2024, por meio dessa experiência trouxe consigo a sede de concorrer novamente ao pleito, desta vez, como pré-candidato à deputado estadual pelo PSD, do senador Omar Aziz, o qual, é um grande amigo e incentivador do seu mandato.
Ele é advogado, ex-professor e ex-fiscal, com experiência em gestão pública. Sua visão sobre a política está ligada à administração dos assuntos públicos e ao bem-estar da sociedade. Ele se considera preparado para defender os interesses da sociedade, utilizando seus conhecimentos técnico, jurídico e político para promover mudanças positivas.
Leia à integra a entrevista com Dr. Sandoval:
Rede Onda Digital – Em que momento o senhor sentiu que era hora de ingressar na vida política?
Dr. Sandoval – Olha, eu, estudando o processo político, estudando a economia do nosso Estado, estudando os governos, esses cinco últimos governos, e observando que o Estado do Amazonas é um dos Estados mais ricos da federação, o sexto mais rico da federação, com tantos recursos público nas mãos de um governante, não se levou políticas públicas para o interior, principalmente para o interior. A cidade também necessita de políticas públicas. Se a cidade não está bem politicamente, imagina o interior. Então eu entendi que o meu conhecimento é o momento, nos últimos dois anos eu tenho me dedicado ao estudo de políticas públicas, então nesses últimos dois anos eu decidi que agora é hora de participar do debate político. Claro que com o meu conhecimento, para que os recursos públicos não sejam drenados para os reais interesses, que é o interesse da população. Nós vimos, nós estudamos, tenho visto desvio de recursos de toda ordem, eu não posso silenciar como advogado nesse momento e quero participar do debate político para a gente discutir o orçamento, discutir políticas públicas e combater também a corrupção no âmbito do governo. Esse é o meu papel fundamental e é esse o momento que eu decidi para participar da vida política e contribuir para que o nosso estado seja um estado com uma abundância de recursos e a gente precisa otimizar esses recursos e alcançar resultados efetivos para a sociedade.
Rede Onda Digital -Em 2024, o senhor se candidatou a vereador, mas não foi eleito. O que aprendeu com essa experiência?
Dr. Sandoval – No ano do calendário 2024 eu decidi participar do processo político a convite do senador Omar Aziz me convidou a disputar uma vaga de vereador. Ele no princípio me disse que a eleição de vereador é uma das eleições mais difíceis, e de fato eu constatei isso, consegui 3.096 votos de pessoas assim conscientes, eu não procurei obter votos de formas de forma não republicana, e 3.096 votos para quem disputa uma eleição pela primeira vez são muitos votos. Então a derrota ela faz parte, mas a gente precisa tirar da derrota lições para que a gente possa delinear, dá passos sólidos e seguros para que a gente alcance o nosso objetivo então eu disputei as eleições tirei um grande aprendizado. Aprendi na prática como é o processo político, e agora eu sou pré-candidato a deputado estadual, e com o conhecimento que eu adquiri com a derrota, eu creio que eu me sinto num terreno onde eu possa caminhar com segurança jurídica, política e técnica para a gente trabalhar um mandato nas eleições de 2026.
Saiba mais:
Carpê tem requerimento que pede lista de ruas asfaltadas recusado na CMM
Manobra de Heimlich pode se tornar curso obrigatório para gestantes de Manaus
Rede Onda Digital – Na sua avaliação, quais foram os principais desafios enfrentados durante aquela campanha?
Dr. Sandoval – Os desafios da campanha são desafios de toda a ordem, né? Eu, marinheiro de primeira viagem, você confia em pessoas que aparentam, aparentemente essas pessoas, pelo que você conversa com ele, ele possa trazer algum resultado. Eu fiz muito, eu lancei o meu nome não prometendo, fazendo, e com isso, no dia das eleições, eu poderia ter tomado, eu poderia ter sido eleito se eu buscasse uma forma não republicana de angariar votos. Eu decidi gerar emprego no dia das eleições, mas mesmo assim, eu não obtive êxito. E com isso, como se trata de um aprendizado. Político, aqueles desafios que eu enfrentei na campanha para vereador em 2024, esses desafios eu tenho certeza que eu aprendi com eles e espero superá-los agora na eleição de 2026.

Rede Onda Digital – Já existe uma definição sobre sua participação nas eleições de 2026? Podemos esperar sua candidatura a deputado estadual?
Dr. Sandoval – Bem, eu estou, assim, já decidido. Eu sou pré-candidato a deputado estadual pelo partido PSD do senador Omar Aziz. Para quem não sabe, nós estudamos juntos, começamos nossa vida pública juntos. Em 1980, nós somos contemporâneos da Universidade Federal do Amazonas. Ele seguiu a carreira dele política, eu seguia minha carreira acadêmica, mas nunca nos afastamos do companheirismo. Sempre que ele necessitou dos meus conhecimentos, eu sempre prestei advogo para ele no campo tributário. E eu vou disputar as eleições. Eu sou pré-candidato a deputado estadual. Isso aí é fato. Eu vou disputar pelo partido PSD. Porque as eleições de fevereiro de ouro eu disputei pelo partido prefeito David Almeida, que foi o Avante, e hoje eu encontro filiado ao PSD, partido do qual o senador Omar Aziz é o nosso comandante maior do Estado do Amazonas.
Rede Onda Digital – Dr. Sandoval, o senhor construiu uma carreira sólida na advocacia. Como essa experiência moldou sua visão sobre política e gestão pública?
Dr. Sandoval – Eu sempre fui político na minha vida, eu não me candidatei a um cargo antes porque eu resolvi me preparar cuidar da minha formação acadêmica para que eu não depender somente na política. Então eu, de fato, sou advogado, mas antes de ser advogado eu também fui professor e exerci cargo no magistério, depois eu entrei para a área de fiscalização e fui fiscal de todos esses tributantes e a gente é político, todos nós somos políticos. E a minha visão sobre a política e gestão pública refere-se ao estudo e prática da administração dos assuntos públicos, incluindo a formulação, implementação e avaliação de políticas públicas. Claro que isso envolve a gestão de recursos, a tomada de decisões e a atuação do governo em diversas áreas, como saúde, segurança, economia, buscando tudo isso na busca de cidadania e indignidade da população, ou seja, buscando o bem-estar da sociedade. Você precisa participar do processo político quando você tem um conhecimento político, um conhecimento jurídico e um conhecimento técnico sobre a gestão pública, justamente para você debater os assuntos de interesse da coletividade. Então eu me preparei para esse momento. Então, tenho certeza que meu conhecimento sólido que eu adquiri na vida pública, no direito, na advocacia, exercendo cargos públicos, hoje eu me sinto preparado, assim, para defender os interesses da sociedade. Esse é o motivo que eu dei uma guinada na minha vida, para me dedicar ao processo político. E eu quero fazer diferente. Eu vou mostrar um conhecimento técnico, jurídico, político que eu tenho, que é possível, com tão pouco, fazer em benefício da população, em benefício da coletividade.