Amazonas pode ter o ‘Dia Estadual da Professora e do Professor de Língua Indígena’

FOTO: Fellipe Sampaio/SCO/STF
A Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam) aprovou, em sessão plenária realizada na última terça-feira (21/10), o Projeto de Lei de autoria do deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), que institui o Dia Estadual da Professora e do Professor de Língua Indígena”, a ser comemorado anualmente em 28 de julho. O texto segue agora para sanção governamental.

De acordo com a proposta, o novo marco será incluído no calendário oficial do Estado do Amazonas e permitirá que o poder público, em parceria com entidades diversas, promova atividades alusivas ao trabalho dos educadores indígenas, valorizando o papel de mestres e guardiões do conhecimento ancestral.
Na justificativa, o deputado Cristiano D’Angelo destaca que o objetivo da proposta é reconhecer e valorizar os educadores indígenas, que têm papel fundamental na preservação, transmissão e fortalecimento das culturas e línguas tradicionais.
Segundo o parlamentar, esses profissionais enfrentam desafios singulares, atuando não apenas como educadores, mas também como guardiões das tradições e dos conhecimentos ancestrais.
“Eles são fundamentais para a manutenção das línguas, histórias e costumes indígenas, promovendo a identidade cultural e a autoestima das novas gerações”, ressaltou D’Angelo.
Saiba mais:
Amauri Gomes propõe criação de abrigo municipal para animais vítimas de maus-tratos
O deputado ainda pontuou que a criação da data contribuirá para sensibilizar a sociedade amazonense sobre a importância das contribuições dos professores indígenas e incentivar políticas públicas que garantam melhores condições de trabalho e formação contínua.
O projeto foi aprovado e encaminhado à Diretoria de Documentação da Aleam para envio à sanção governamental.






