União Europeia confirma aprovação do acordo com o Mercosul

(Foto: Reprodução)
O acordo firmado entre a União Europeia (UE) e o Mercosul avançou mais uma etapa nesta sexta-feira (9/1), após ser ratificado pelo Conselho Europeu, durante reunião realizada em Bruxelas, na Bélgica. A decisão foi tomada pela maioria dos países europeus no Comitê de Representantes Permanentes (Coreper).
Apesar do aval do Conselho, o tratado ainda precisa passar por novas etapas antes de ser efetivamente colocado em prática.
“Os acordos precisarão da aprovação do Parlamento Europeu antes de serem formalmente concluídos pelo Conselho. A ratificação por todos os Estados-Membros da UE também será necessária para que o EMPA entre em vigor“, detalha a decisão do Conselho Europeu.
O entendimento é considerado um marco nas relações entre os dois blocos, reunindo a União Europeia e os países do Mercosul, Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, após um processo de negociações que se estendeu por mais de 25 anos.
Leia mais:
União Europeia avança em acordo comercial com o Mercosul depois de 25 anos de negociações
Tratores invadem Paris em protesto de agricultores contra acordo UE–Mercosul
O ministro da Energia, Comércio e Indústria do Chipre, Michael Damianos, classificou o avanço como histórico e destacou a importância estratégica do acordo em um cenário internacional instável. “Após mais de 25 anos, as decisões de hoje representam um passo histórico para o fortalecimento da parceria estratégica da UE com o Mercosul. Num momento de crescente incerteza global, é essencial que reforcemos a nossa cooperação política, aprofundemos os nossos laços econômicos e mantenhamos o nosso compromisso comum com o desenvolvimento sustentável”, afirmou.
Ainda pela manhã desta sexta-feira, os países da União Europeia já haviam aprovado provisoriamente o acordo comercial com o Mercosul.
*Com informações do Metrópoles






