O nadador palestino Yazan Al Bawwab desistiu de disputar às eliminatórias dos 50m costas no Campeonato Mundial de Natação, que acontece em Melbourne, na Austrália. O motivo para a desistência seria a presença do atleta israelense Meiron Amir Chemuti em sua bateria.
A atitude do nadador palestino, que chegou a disputar a prova dos 100m costas dois dias atrás, não foi isolada no esporte árabe. Nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, o judoca argelino Fethi Nourine desistiu da competição ao perceber que poderia enfrentar um atleta de Israel.
Até o momento, tanto a Federação Internacional de Natação (Fina), quanto a Federação da Palestina, não se manifestaram sobre o episódio.
Veja também:
Atletas amazonenses conquistam medalhas de ouro em Campeonato Mundial de Jiu-jitsu
Conflito histórico
Historicamente, os dois povos possuem uma rivalidade política e social que já resultou em dezenas de conflitos e mortes. A origem do conflito, em sua forma moderna, teve origem em 1947, quando as Nações Unidas propuseram a criação de dois Estados, um judeu e um árabe, na Palestina sob mandato britânico. Israel foi proclamado no ano seguinte. Em 1967, Israel tomou pela força a Cisjordânia e Jerusalém Oriental, então sob controle da Jordânia, bem como a Faixa de Gaza, sob administração egípcia.
Desde então, anexou Jerusalém Oriental, onde estão localizados santuários venerados por cristãos, judeus e muçulmanos. O conflito resultou em muitas tentativas de paz. A solução de referência da comunidade internacional é a criação de um Estado palestino que coexista em paz com Israel.