Pressão alta e fadiga lideram atendimentos médicos no primeiro dia do Sou Manaus

Foto: Divulgação
Os casos de pressão alta e fadiga lideraram o número de atendimentos médicos, nesta sexta-feira (05/09), durante o primeiro dia do festival ‘Sou Manaus Passo a Paço’, no Centro da capital amazonense.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), foram registrados 65 atendimentos no primeiro dia do evento, desse total, as urgências hipertensivas figuraram como as mais frequentes, com oito casos, sendo necessárias três remoções pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para unidades hospitalares de emergência ou pronto atendimento. Já as ocorrências relacionadas à fadiga foram registradas 15 casos.
Além delas, também houve sintomas de crise de ansiedade (cinco casos), dores abdominais (quatro casos), mal-estar em geral (quatro casos) e outras ocorrências leves, como dores lombares, dor auricular, desidratação, azia e outras, responderam pelos demais atendimentos.
Leia mais
‘Ambulante irregular apresentava embriaguez’, diz prefeitura sobre confusão no Sou Manaus
Vídeo: Simone Mendes pede desculpa por uso da bandeira do Pará durante Sou Manaus
Alimentação e hidratação
A assessora da Subsecretaria de Gestão da Saúde da Semsa, Aldeniza Araújo, reforça a importância de uma boa alimentação e de se manter hidratado para aproveitar o maior festival gratuito de artes integradas do Brasil, sem danos à saúde.
“Mesmo com o grande número de pessoas que marcou presença no primeiro dia do festival, o fluxo de atendimentos ocorreu dentro da normalidade. Nossos pontos de assistência estão preparados para prestar o suporte pré-hospitalar necessário, mas reforçamos que todos precisam se hidratar e se alimentar bem para aproveitar essa grande festa. Usar roupas leves e evitar exageros no consumo de bebidas alcoólicas também são cuidados essenciais”, destacou.
Profissionais em pontos estratégicos
A Semsa está atuando no “#SouManaus 2025” com 120 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, servidores administrativos e de apoio logístico. O Samu se faz presente com três ambulâncias de suporte básico e uma de suporte avançado, além de mais duas motolâncias e uma ambulancha.
A Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) deslocou 29 servidores, entre fiscais sanitários e agentes administrativos, para realizar a inspeção dos pontos de venda de comidas e bebidas ao longo do festival, que acontece até este domingo (07/09).
