As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Vulcão adormecido desde o fim da Era do Gelo entra em atividade neste fim de semana

A erupção foi confirmada pelo Programa Global de Vulcanismo, da Smithsonian Institution
24/11/25 às 17:06h
Vulcão adormecido desde o fim da Era do Gelo entra em atividade neste fim de semana

(Foto: reprodução/X)

O vulcão Hayli Gubbi entrou em atividade neste domingo (23/11) pela primeira vez em 12 mil anos. A erupção foi confirmada pelo Programa Global de Vulcanismo, da Smithsonian Institution. Segundo especialistas, o vulcão estava adormecido desde o fim da Era do Gelo.

Localizado na região de Afar, a cerca de 800 km de Addis Abeba e próximo da fronteira com a Eritreia, o Hayli Gubbi fica no Vale do Rift, uma das áreas geológicas mais instáveis do planeta por causa da movimentação de placas tectônicas. O local concentra diversos episódios de atividade vulcânica e sísmica.

Segundo o registro da Smithsonian, não há evidências de erupções do Hayli Gubbi desde o início do Holoceno, período que começou há aproximadamente 12 mil anos. O vulcanólogo Simon Carn, da Universidade de Michigan, reforçou essa informação ao afirmar, na plataforma Bluesky, que o vulcão não demonstrou atividade nesse intervalo.


Leia mais

Erupção de vulcão no Japão levanta coluna de 4,4 km de cinzas

VÍDEO IMPRESSIONANTE! Erupção de vulcão expele lava no Havaí


O Centro de Observação de Cinzas Vulcânicas de Toulouse (VAAC) informou que o vulcão, com cerca de 500 metros de altitude, expeliu uma grande quantidade de fumaça, formando colunas que alcançaram até 14 quilômetros. A erupção durou algumas horas e terminou ainda no domingo.

As cinzas chegaram a ser levadas pelo vento para regiões distantes, como Iêmen, Omã, Índia e o norte do Paquistão, de acordo com o VAAC.

Vídeos publicados nas redes sociais mostram uma coluna espessa de fumaça branca subindo rapidamente em direção ao céu. Até o momento, não há registro de feridos ou prejuízos, já que o vulcão fica em uma área isolada e com pouca população.

*Com informações do Olhar Digital.