As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Nestlé anuncia recall de fórmulas infantis em 25 países, por risco de toxina

Recall de produtos deve afetar ações da empresa, que é uma das líderes no mercado de nutrição infantil
06/01/26 às 16:53h
Nestlé anuncia recall de fórmulas infantis em 25 países, por risco de toxina

Fórmulas infantis e composto lácteo da Nestlé (Foto: Reprodução).

A Nestlé anunciou nesta terça (6/1) um recall de alguns lotes de produtos de nutrição infantil, incluindo as fórmulas SMA, BEBA e NAN, devido à possível contaminação com uma toxina que pode causar náuseas e vômitos.

A maior parte dos produtos será recolhida na Europa, mas lotes vendidos na Turquia e na Argentina também serão recolhidos, , devido à possível contaminação com cereulida, uma toxina produzida por algumas cepas de Bacillus cereus.

“É improvável que a toxina seja desativada ou destruída pelo cozimento, pelo uso de água fervente ou durante a fabricação do leite infantil”, disse a agência de padrões alimentícios do Reino Unido (FSA).


Leia mais:

Anvisa bane compostos de produtos para unhas e cosméticos

Tem pressão alta? Especialistas alertam para alimentos que devem ser evitados


O recall, que começou em uma escala menor em dezembro, aumenta a pressão sobre o novo presidente-executivo da empresa, Philipp Navratil, que está tentando recuperar o crescimento do grupo por meio de uma revisão de portfólio.

A Nestlé disse no final da segunda-feira que nenhuma doença havia sido confirmada em conexão com os produtos recolhidos.

Os problemas com fórmulas para bebês podem ser prejudiciais para as empresas. A Nestlé, cujas ações caíram mais de 3% nas duas últimas sessões, controla quase um quarto do mercado global de nutrição infantil de US$ 92,2 bilhões, de acordo com o SkyQuest Technology Group. A Nestlé não publica dados de vendas, mas a fórmula infantil faz parte de sua divisão de Nutrição e Ciências da Saúde, que foi responsável por 16,6% das vendas totais de 91,4 bilhões de francos suíços (US$ 115,4 bilhões) em 2024.

*Com informações de UOL