As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Governo russo provoca EUA em publicação no X: “Não brinque com a Rússia”

A publicação foi feita por Dmitri Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança russo
06/01/26 às 16:10h
Governo russo provoca EUA em publicação no X: “Não brinque com a Rússia”

(Foto: reprodução)

O governo da Rússia fez uma provocação indireta aos Estados Unidos nesta terça-feira (6/1) ao publicar, nas redes sociais, uma mensagem que reproduz o formato de um post divulgado anteriormente por autoridades americanas após a operação militar na Venezuela. A publicação foi feita por Dmitri Medvedev, vice-presidente do Conselho de Segurança russo, na plataforma X, com a frase “Não brinque com a Rússia”.

A manifestação ocorre dias depois de os Estados Unidos divulgarem uma arte com a imagem do presidente Donald Trump e a mensagem “Não brinque com o presidente Trump”, publicada horas após a ofensiva militar em Caracas que resultou na prisão de Nicolás Maduro e na sua transferência para Nova York, onde ele responde a acusações criminais.

(Foto: reprodução)

A ação americana na Venezuela foi alvo de críticas imediatas de Moscou. No sábado (3/1), o Kremlin declarou estar “profundamente preocupado” com a operação e classificou o ataque como um ato de agressão armada. Já na segunda-feira (5/1), durante reunião do Conselho de Segurança da ONU, o embaixador russo Vasily Nebenzya pediu a libertação de Maduro e acusou Washington de agir de forma “hipócrita e cínica”, chamando a operação de criminosa.


Leia mais

Donald Trump afirma à imprensa que está no comando da Venezuela e ameaça Delcy Rodríguez

Governo da Venezuela faz busca por suspeitos que ajudaram na captura de Nicolás Maduro


Segundo Nebenzya, a iniciativa dos EUA representaria um estímulo a uma nova fase de práticas neocoloniais e imperialistas. As declarações reforçaram a posição oficial da Rússia contrária à intervenção americana no país sul-americano.

A publicação de Medvedev segue o mesmo padrão visual da arte divulgada pelo Departamento de Estado dos EUA, mas traz como cenário a Catedral de Cristo Salvador, em Moscou. No texto que acompanha a imagem, o dirigente russo escreveu “Feliz Natal Ortodoxo, mundo russo”.

(Foto: reprodução)

A Rússia celebra o Natal na quarta-feira (7/1), de acordo com o calendário da Igreja Ortodoxa. O presidente Vladimir Putin deve participar de uma missa natalina nesta semana, em cerimônia distinta da retratada na publicação de Medvedev.

*Com informações do G1.