Disparos são registrados em Caracas após aparição de drones não identificados

(Foto: reprodução)
Sons de um suposto tiroteio próximo ao Palácio de Miraflores, sede do governo da Venezuela, assustou os moradores de Caracas na noite desta segunda-feira (5/1). O motivo dos disparos, segundo uma fonte local, foi o aparecimento de drones no local. A força de segurança teria atirado nos equipamentos para derrubá-los.
Os tiros começaram por volta das 20h no horário local, 21h em Brasília. Segundo a mesma fonte, a situação foi controlada pouco tempo depois, sem registro oficial de danos ou feridos. Até o momento, nenhuma autoridade da Venezuela se pronunciou publicamente sobre o episódio.
Não há informações confirmadas sobre a procedência dos drones. A imprensa dos Estados Unidos informou que a Casa Branca negou qualquer envolvimento no incidente.
Vídeos publicados nas redes sociais mostram o som de disparos intensos na região. Moradores relataram momentos de tensão. Um residente que vive a poucos quarteirões do Palácio de Miraflores afirmou à AFP que ouviu explosões sucessivas e tentou identificar aeronaves no céu, sem sucesso. Segundo ele, duas luzes vermelhas puderam ser vistas por cerca de um minuto.
Leia mais
Presidente da Colômbia reáge a ameaça de Trump; “pela Pátria pegarei novamente em armas”
Donald Trump afirma à imprensa que está no comando da Venezuela e ameaça Delcy Rodríguez
O episódio ocorre dois dias após uma operação conduzida pelos Estados Unidos em Caracas que resultou na captura do ex-presidente Nicolás Maduro. No sábado (3/1), a capital venezuelana registrou explosões em diferentes pontos durante a ação.
Desde então, o governo norte-americano tem afirmado que não pretende realizar novos ataques, desde que as autoridades venezuelanas mantenham cooperação. Mais cedo, o presidente dos EUA, Donald Trump, declarou que não está em guerra com a Venezuela e disse que mantém diálogo com a presidente interina, Delcy Rodríguez, por meio do secretário de Estado, Marco Rubio.
Sons de tiro são ouvidos próximo ao Palácio Presidencial e assusta moradores em Caracas pic.twitter.com/aerjr50C8o
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) January 6, 2026
Trump afirmou ainda que uma nova operação militar pode ser autorizada caso haja mudança de postura por parte do governo venezuelano.
Delcy Rodríguez assumiu a presidência interina após a deposição de Nicolás Maduro. Ex-vice-presidente, ela foi nomeada pelo Tribunal Supremo de Justiça e tomou posse oficialmente nesta segunda-feira. No domingo (4/1), as Forças Armadas da Venezuela reconheceram sua liderança. Em pronunciamento em rede nacional, o ministro da Defesa, Vladimir Padrino, declarou apoio à permanência de Delcy no cargo por um período inicial de 90 dias.
*Com informações da CNN Brasil






