Governo Federal vai facilitar acesso a absorventes para mulheres inscritas no CadÚnico

(Foto: Jeronimo Gonzalez/Ministerio da Saude
O governo federal anunciou nesta terça-feira (28/10) que o acesso gratuito a absorventes higiênicos ficará mais fácil para mulheres inscritas no Cadastro Único (CadÚnico). A partir de agora, as 44 mil unidades básicas de saúde (UBS) do país podem emitir a autorização para retirada do produto nas farmácias credenciadas ao programa Farmácia Popular.
Os absorventes são distribuídos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) dentro do Programa Dignidade Menstrual – Um Ciclo de Respeito, criado para garantir o acesso de meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade.
Segundo o Ministério da Saúde, qualquer profissional das UBS, como médicos, enfermeiros ou agentes comunitários, poderá identificar quem tem direito e gerar a autorização diretamente nos sistemas internos. Com isso, as beneficiárias só precisarão apresentar o documento impresso ou digital em uma farmácia conveniada.
A secretária de Atenção Primária à Saúde, Ana Luiza Caldas, explicou que essa mudança pretende facilitar o acesso para quem tem dificuldade com o sistema digital. “Estamos ampliando as formas de conseguir o benefício. Queremos que mais mulheres tenham acesso a um item essencial para a saúde”, afirmou.
Leia mais
Câmara dos Deputados aprova licença menstrual de até dois dias por mês para trabalhadoras
Texas processa fabricantes do Tylenol alegando que ocultaram riscos de autismo
Desde o início do programa, em 2024, mais de 2,5 milhões de pessoas já foram atendidas e mais de 376 milhões de absorventes foram distribuídos. Cerca de 1 milhão de profissionais da Atenção Primária devem ser treinados em um curso online para aprender a emitir as autorizações.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também anunciou que adolescentes de 12 a 16 anos poderão retirar os absorventes sem precisar da autorização dos pais ou responsáveis.
O benefício é voltado para pessoas entre 10 e 49 anos inscritas no CadÚnico, com renda de até R$ 218 por pessoa, estudantes de baixa renda da rede pública e pessoas em situação de rua.
A retirada pode ser feita apresentando um documento com foto e CPF, além da autorização impressa ou digital. Cada beneficiária tem direito a 40 unidades de absorventes a cada 56 dias.
A lista de farmácias credenciadas ao programa Farmácia Popular está disponível no site do governo federal.
*Com informações da Agência Brasil.






