A febre do longa “Ainda Estou aqui” não é exclusividade brasileira. Após a divulgação das nomeações nas categorias de “Melhor produção Internacional”, “Melhor Filme” e “Melhor atriz”, com Fernanda Torres no Oscar, o mais famoso site de críticas de filmes e séries do mundo, o Rotten Tomatoes, avaliou com 95% de críticas positivas o drama brasileiro.
O filme brasileiro é o líder do ranking de aprovação da crítica especializada, superando produções como “Anora”, “O Brutalista” e “Conclave”, que aparecem empatados com 93%, em segundo lugar.

Sobre “Ainda estou aqui”
“Ainda Estou Aqui” é baseado no livro homônimo do autor Marcelo Rubens Paiva, e inspirado na história real da sua mãe Eunice Paiva, que passou 40 anos procurando a verdade sobre seu marido desaparecido, o engenheiro e ex-deputado Rubens (interpretado por Selton Mello), que sumiu durante o período da ditadura militar. As atrizes Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam Eunice em diferentes idades. O filme é dirigido por Walter Salles (“Central do Brasil”, “Diários de Motocicleta”).

O filme se tornou a maior bilheteria do cinema brasileiro no período pós-pandemia: Ainda em cartaz nas salas, “Ainda Estou Aqui” chegou a marca de R$ 47,5 milhões em bilheteria neste começo de dezembro.
Fernanda Torres é indicada a categoria melhor atriz
Protagonista do longa “Ainda estou aqui”, Fenanda Torres, ganhadora do Globo de Ouro também concorre ao Oscar na categoria individual de “Melhor Atriz”. Ela disputa a premiação com as atrizes Cynthia Erivo, Karla Sofía Gascón, Mikey Madison e Demi Moore.
Emília Péres tem a pior avaliação
O longa Emília Péres, primeiro filme interacional a garantir o maior número de indicações na premiação com 13 categorias, tem 70% de avaliação pelo Rotten Tomatoes. A pior entre todos os outros.
A produção argentina também concorre às seguintes categorias:
Melhor Filme
Melhor Filme Internacional
Melhor Atriz
Melhor Direção
Roteiro Adaptado
Melhor Atriz Coadjuvante
Melhor Música Original
Melhor Edição
Melhor Mixagem de Som
Melhor Trilha Sonora
Melhor Fotografia
Na categoria Melhor Música Original o filme concorre com duas canções: “El Mal” e “Mi Camino”.

Emília Péres foi escrito e dirigido por Jacques Audiard, e conta a história de uma traficante transsexual que decide passar pela cirurgia de redesignação de gênero. O filme é protagonizado pelas atrizes Zoe Saldaña, Selena Gomez e Karla Sofía Gascón.
Leia também:
“Ainda Estou Aqui” e Fernanda Torres são indicados ao Oscar 2025: Veja lista completa