Para disputar vaga na Aleam, Glênio Seixas cogita deixar União Brasil

(Foto: Onda Digital)
Com a proximidade das eleições de 2026, é comum ocorrerem movimentações nos bastidores da política amazonense. Em entrevista exclusiva ao jornalista Lucas Costa, da Rede Onda Digital, o ex-prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas (UB), revelou o desejo de lançar uma pré-candidatura a deputado estadual, visando uma vaga na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Ele também comentou sobre a possibilidade de trocar de partido durante a janela partidária do próximo ano e apresentou sua visão sobre as melhorias necessárias para a rodovia BR-319 a fim de garantir mais qualidade de vida aos moradores da região.
Segundo Glênio, o momento é de prudência. Ele afirmou que precisa analisar os cálculos eleitorais para saber se uma mudança de sigla pode aumentar suas chances de alcançar o quociente necessário para conquistar uma cadeira na Aleam.
“Daqui para frente, precisamos fazer muita matemática e analisar, dentro do planejamento de votos que pretendemos atingir, qual partido pode ser mais adequado para garantir a eleição”, afirmou Seixas.
Saiba mais:
Cadastro Estadual vai agilizar concessão de direitos a mães atípicas no Amazonas
Leia a entrevista na íntegra:
Onda Digital: O senhor já foi prefeito de Barreirinha, tem experiência política, e no próximo ano teremos eleições. O senhor pretende disputar uma vaga para deputado estadual ou federal?
Glênio Seixas: Nós conversamos com o nosso grupo político em Barreirinha, junto com o prefeito Darlan Taveira, e decidimos que vamos nos organizar para lançar uma pré-candidatura a deputado estadual.
Onda Digital: Em breve teremos a janela partidária. Atualmente o senhor está no União Brasil. Pretende continuar ou deve sair?
Glênio Seixas: Nesse momento, precisamos fazer muitos cálculos. Dentro do planejamento de votos que pretendemos alcançar, vamos avaliar qual partido oferece melhores condições. Não há pressa. Como você disse, existe a janela que permite tomar essa decisão mais à frente.
Onda Digital: Ainda estamos na fase das pré-candidaturas, e só após as convenções teremos os candidatos definidos. Qual é o seu posicionamento político? O que pretende mudar caso seja eleito?
Glênio Seixas: Precisamos criar oportunidades de geração de renda, principalmente para os jovens. A juventude do interior do Amazonas necessita de cursos de educação continuada e de bolsas de estudo, levando em conta as dificuldades logísticas e de deslocamento para a capital. É fundamental potencializar essas políticas para apoiar os nossos jovens.
Onda Digital: O senhor já acompanha a situação da BR-319 há algum tempo. O que acredita que precisa melhorar?
Glênio Seixas: Acho que é necessário haver mais sensibilidade do Ministério do Meio Ambiente para destravar o debate sobre a BR-319. Acho que, realmente, já está na hora de essa estrada sair do papel. Ela já existia na década de 70, e é algo lamentável, nós estamos isolados no estado do Amazonas, e isso não só dificulta a nossa economia, como também o crescimento regional. A gente até viu a ministra dizer que queremos apenas passear pela BR-319. Mas é isso mesmo: queremos poder viajar. Nossos idosos merecem essa oportunidade, assim como os jovens, que poderiam conhecer as regiões, de poder parar para comer a comida local e conversar com a população. Às vezes você viaja de avião, a experiência chega a ser angustiante. Eu acho que ter o contato com a natureza é o mais importante e a gente consegue fazer isso com maior prazer.
Assista ao vídeo:
