As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Sessão de tatuagem em museu histórico gera investigação do MP e exoneração do ex-diretor

Anderson Reis foi exonerado após vídeo mostrar sessão de tatuagem no Palacete Bolonha, patrimônio tombado e símbolo cultural da capital paraense
25/10/25 às 09:50h
Sessão de tatuagem em museu histórico gera investigação do MP e exoneração do ex-diretor

Diretor é exonerado após fazer tatuagem em serviço dentro de prédio público • Reprodução

O Ministério Público do Estado do Pará (MPPA) instaurou um inquérito civil para investigar a conduta de Anderson Luis Reis Augusto, ex-diretor da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), que apareceu em um vídeo sem camisa, fazendo uma tatuagem dentro do Palacete Bolonha, um dos principais patrimônios históricos de Belém.

As imagens, que circularam nas redes sociais, mostram o ex-diretor sendo tatuado dentro do Museu Casa Francisco Bolonha, espaço tombado e destinado a atividades culturais e educativas.

A repercussão levou à exoneração imediata de Anderson do cargo, confirmada pela Prefeitura de Belém na última quarta-feira (22/10).

Em nota, o MPPA afirmou que a sessão foi realizada para fins pessoais e sem justificativa institucional, o que caracteriza uso indevido de um bem público.

Segundo o órgão, atitudes desse tipo “podem afetar o vínculo identitário e emocional de uma coletividade, ainda que não acarretem danos materiais diretos”.

O inquérito foi aberto com base em uma resolução do Conselho Superior do Ministério Público e busca apurar responsabilidades e garantir a preservação do patrimônio cultural.


Saiba mais: 

Exército de Napoleão foi dizimado por múltiplas doenças além do tifo, aponta estudo

“Autistas crescem e precisam de uma profissão”, diz vereador ao defender projeto ‘Profissionaliza TEA’ na CMM


Prefeitura repudia episódio

A Prefeitura de Belém divulgou nota repudiando “qualquer conduta incompatível com o serviço público” e informou que a exoneração de Anderson Reis foi publicada no Diário Oficial do Município.

 “A decisão foi tomada após a constatação do uso indevido das dependências e do mobiliário do Museu”, declarou o governo municipal.

Artista diz que ação tinha caráter cultural

 

O tatuador Dan Quixote, responsável pela sessão, afirmou que a gravação fazia parte da série autoral “Tatuagens por Belém”, que busca valorizar espaços históricos da cidade.

Segundo ele, o projeto foi apresentado à direção do Palacete e autorizado pelo então diretor, sem uso de recursos públicos.

O artista destacou ainda que todos os protocolos de biossegurança foram seguidos e que o local foi devolvido sem qualquer dano ao acervo.

 “A proposta teve objetivo cultural e artístico, não publicitário ou de promoção pessoal”, ressaltou o tatuador em nota.

 

*Com informações da CNN Brasil.