“Autistas crescem e precisam de uma profissão”, diz vereador ao defender projeto ‘Profissionaliza TEA’ na CMM

Rede Onda Digital.
Em entrevista à Rede Onda Digital, o vereador Paulo Tyrone (PMB) destacou a importância do projeto de lei ‘Profissionaliza TEA’, na Câmara Municipal de Manaus (CMM), que busca garantir cursos de qualificação e oportunidades de emprego para jovens e adultos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além de incluir as mães no mercado de trabalho por meio de ações de empreendedorismo.
Tyrone também cobrou da Prefeitura de Manaus a resposta a um requerimento que solicita dados sobre alunos autistas matriculados na rede pública e o número de mediadores disponíveis. Na conversa, ele fez um balanço do trabalho à frente da Comissão de Defesa do Consumidor, que tem registrado aumento nas demandas contra concessionárias e empresas de telefonia.
Leia a entrevista à íntegra:
Rede Onda Digital – Você tem um projeto de lei protocolado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) denominado ‘Profissionaliza TEA’. O que essa proposta pode acrescentar na vida dessas pessoas e qual a importância dele nas políticas públicas do município?
Paulo Tyrone – É de extrema importância. Eu dou um exemplo. Normalmente, quando a gente fala de autismo, remete-se muito às crianças, mas, às vezes, a gente esquece que os autistas crescem. Eles precisam também ter uma profissão, esse é o objeto desse projeto, para que a gente viabilize, através de cursos de qualificação, de empreendedorismo, oportunidade de geração de emprego e renda para essas pessoas, quando se tornarem adultas, quando tiverem ali uma vida mais funcional. Eles (jovens e adultos) precisam ter uma profissão. As mamães também precisam ter uma alternativa de trazer o dinheiro para a sua casa. Então, as mães também devem ser objeto dessas propostas e dessas políticas públicas, desqualificação, de desenvolvimento da veia empreendedora para conseguirem levar o sustento para dentro de casa.
Rede Onda Digital – Você apresentou um requerimento, que já foi aprovado pela Casa Legislativa, solicitando alguns dados quantitativos relacionados a pessoas diagnosticadas com TEA no âmbito municipal. Recebeu alguma resposta sobre isso?
Paulo Tyrone – Ainda não. Esse requerimento foi aprovado em agosto. Eu ainda estou no aguardo da resposta da Secretaria de Educação (SEMED). Nós perguntamos duas coisas, basicamente. Quantos autistas têm matriculados na rede pública de ensino e a quantidade de profissionais mediadores também à disposição da Secretaria Municipal de Educação. Por quê? Existe uma previsão legal de que para cada criança ou jovem com autismo tem ali um profissional, um auxiliar de vida, um mediador à sua disposição para auxiliá-lo durante as aulas. Não recebemos a resposta ainda. Estou no aguardo da Prefeitura de Manaus.
Rede Onda Digital – Qual é perspectiva de Paulo Tyrone para 2026? Tem algum projeto? Fica na Câmara Municipal de Manaus (CMM) ou apoiar alguém?
Paulo Tyrone – Não (vai concorrer à eleição), eu permaneço na Câmara Municipal de Manaus. O meu mandato tem apenas nove meses, enfim. Então, a gente precisa avançar um pouco. Agora, obviamente, eu vou estar envolvido na eleição, eu trabalho com eleição há muito tempo, então eu estarei envolvido ali na eleição do deputado Thiago (Abrahim) e a gente deve ter ali algum envolvimento na eleição do Governo do Estado também, considerando a Prefeitura de Itacoatiara. Então eu estarei no game, mas não estarei nas urnas.
Saiba mais:
Lula parabeniza novo presidente da Bolívia e destaca “relação de amizade e respeito”
“Nós temos vereadores aqui que são réus hoje em processo”, diz Alfaia ao pedir cautela em caso Bual
Rede Onda Digital – Com todo esse trabalho de estar envolvido no pleito, não iria refletir na sua atuação parlamentar na Câmara de Manaus?
Paulo Tyrone – Não necessariamente. A gente tem ali, até a eleição ainda falta um pouco menos de um ano e o período eleitoral é muito curto. Ele dura apenas quarenta e cinco dias. E obviamente que durante as manhãs e começo da tarde eu estarei na Câmara trabalhando. Nada impede que a gente, enquanto agentes políticos, estejamos ali de tarde, de noite, de madrugada envolvido em outras eleições. Em relação aos grupos políticos de vinte e seis, hoje a gente já tem algumas candidaturas que me parecem consolidadas, outras podem surgir, algumas podem até sair no meio do caminho. Nessa questão do trabalho avulso, você falou que não vem como candidato, mas irá participar do processo, imagino que apoiando ou até mesmo coordenando a campanha de alguém.
Rede Onda Digital – Você é presidente da Comissão de Defesa do Consumidor*. Qual o balanço do trabalho realizado durante a atuação?
Paulo Tyrone – A Comissão de Defesa do Consumidor tem aumentado significativamente o número de atendimentos nesses últimos dias. Nesse último mês, a gente já atendeu mais de 50 pessoas, tivemos mais de 50 denúncias, muitas delas a gente conseguiu, inclusive, realizar a audiência de conciliação.
Rede Onda Digital – Qual é a procura que está sendo mais feita lá?
Paulo Tyrone – As principais reclamações são as concessionárias: Água de Manaus, Amazonas Energia e as empresas de telefonia.
A Comissão de Defesa do Consumidor está instalada na Câmara Municipal de Manaus, e funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.






