
Conta luz segue mais cara durante o mês de setembro
A conta de luz vai continuar mais cara em setembro. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29/8) que será mantida a bandeira vermelha patamar 2, o que representa um adicional de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
De acordo com a agência, a decisão se deve à baixa nos níveis dos reservatórios das hidrelétricas, causada pela escassez de chuvas, o que obriga o país a acionar usinas termelétricas — uma fonte de energia mais cara.
Leia mais
Corpo é encontrado sentado sobre túmulo em cemitério de Moreno (PE); polícia investiga caso
“As condições atuais de afluência dos reservatórios estão abaixo da média, o que aumenta a necessidade de geração térmica e, consequentemente, os custos de produção”, explicou a Aneel.
Nos meses de junho e julho, a tarifa já estava no patamar vermelho, e em agosto subiu para o nível 2. Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias serve como um sinal de alerta ao consumidor, refletindo os custos de geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN). Na bandeira verde, não há cobrança extra, mas nos níveis amarelo e vermelho a conta de luz recebe acréscimos proporcionais ao consumo.
*Com informações Agência Brasil.
