32.3 C
Manaus

DISQUE DENÚNCIA

OUÇA AO VIVO

ASSISTA AO VIVO

Secas e cheias mais intensas: estudo do INPA alerta para futuro da Amazônia

Publicado em:

- Anúncio -

Um estudo recente do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) traz um alerta preocupante sobre o futuro da maior floresta tropical do mundo. Segundo a pesquisa, as secas e cheias na Amazônia devem se tornar mais intensas e frequentes nas próximas décadas, influenciadas por fatores climáticos e pela degradação ambiental. colocando em risco a biodiversidade e a vida de milhões de pessoas.

Segundo o meteorologista Renato Senna, pesquisador do INPA e coordenador de hidrologia do Programa de Grande Escala da Biosfera-Atmosfera (LBA/INPA), as bacias hidrográficas da Amazônia enfrentam uma situação de estiagem crítica para 2024, com previsões que indicam mais severidade quando comparado ao mesmo período do ano passado. O fim da estação seca, compreendido no trimestre de setembro, outubro e novembro, e o início da estação chuvosa, não apresenta sinais de recuperação significativa nas chuvas. Os oceanos Atlântico e Pacífico, responsáveis pela influência nas chuvas da região, estão próximos da neutralidade, o que não sugere uma melhora significativa no curto prazo.

Os impactos são profundos para as comunidades ribeirinhas, povos nativos e ecossistemas da Amazônia. A seca prolongada leva ao acúmulo de matéria seca no solo da floresta, criando condições favoráveis para incêndios e queimadas, muitas vezes de origem criminosa. Além disso, os locais enfrentam dificuldades como transporte, saúde e acesso à água potável. Porém, os nativos da região podem ser importantes aliados. “Temos relatos de diversas iniciativas em redes sociais que buscam esta integração com algum sucesso, mas precisamos de incentivos à educação e inclusão destes povos como programas de apoio e financiamento específico às instituições que atuam na região que incluam ações socioeducativas para promover ciência e cidadania”, ressaltou Renato Senna.

A atual crise ainda é intensificada por fenômenos climáticos, como o El Niño e o aquecimento anômalo do Atlântico Tropical Norte. Esses eventos reduziram as chuvas na região amazônica, dificultando o desenvolvimento das nuvens e comprometendo o abastecimento dos rios. O período de chuvas costuma iniciar no final de novembro, mas para 2024 ainda não há previsão de uma mudança significativa no padrão climático. Além disso, a fumaça das queimadas tem impactado a formação de nuvens de chuva, tornando a atmosfera mais estável e reduzindo a ocorrência de precipitações.


Leia mais:


Políticas públicas

Uma das medidas sugeridas por Senna é a implementação de formas de acesso à água potável para as populações tradicionais, como ribeirinhos e indígenas. “Precisamos implementar formas de acesso à água potável, seja por coleta e tratamento de água da chuva, mesmo em estações chuvosas deficitárias, ou por meio de poços artesianos profundos, garantindo que não haja contaminação durante as grandes enchentes”, destaca o pesquisador.

Outro ponto importante é a criação de uma logística de apoio para mitigar os impactos sobre a economia da região, especialmente no que diz respeito ao transporte de mercadorias. Atualmente, grandes estruturas estão sendo deslocadas para o polo industrial, mas, segundo Senna, “é essencial que os novos modais de transporte não favoreçam a ocorrência de mais crimes ambientais”.

Além disso, Senna ressalta a necessidade de um monitoramento mais eficaz das cheias e vazantes, permitindo a emissão de previsões e alertas precoces. “Do contrário, continuaremos avaliando os impactos do desastre e fazendo apenas a gestão de crise, que tem maior custo e impacto mais negativo sobre o ambiente, vidas e sociedade”, conclui.

Com informações da assessoria

Deixe seu comentário
- Anúncio -
UEA - Universidade Estadual do Amazonas  - Informativo
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital
Fórum GD Norte
Radio Onda Digital
Tribunal de Contas do Estado do Amazonas
Radio Onda Digital
Radio Onda Digital

| Compartilhar

Últimas Notícias

- Anúncio -
Siga-nos no X
Instagram Rede Onda Digital
Rádio Onda Digital
Entrar no grupo de Whatsapp - Rede Onda Digital
Youtube - Rede Onda Digital
TV Onda Digital

Mantenha-se conectado

0FansLike
0FollowersFollow
513FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Anúncio -