Obra coletiva reúne juristas para discutir os desafios do Direito na Amazônia

(Foto: Reprodução/internet)
Com o objetivo de lançar luz sobre as complexidades jurídicas da maior e mais diversa região do país, será lançado no próximo dia 17 de julho às 15h, o As Especificidades Jurídicas da Região Amazônica, publicado pela Editora Tirant. O evento acontece no auditório do Ministério Público do Estado do Amazonas, em Manaus, e reúne importantes nomes do meio jurídico nacional.
A obra conta com a participação de mais de 25 coautores entre advogados, juízes, desembargadores, professores e pesquisadores que analisam, sob diferentes perspectivas, os desafios normativos, institucionais e socioambientais da Amazônia Legal. A organização é assinada pelos juristas Rennan Thamay, Thiago Matsushita, Lauro Ishikawa e Denise Abreu Cavalcanti.
Mestre em Função Social do Direito, especialista em Direito Público e professora universitária, a advogada amazonense Laura Maria Santiago Lucas é uma das autoras da publicação. Em seu capítulo, ela destaca a urgência de uma abordagem jurídica que compreenda e respeite as dinâmicas próprias do território amazônico.
“A Amazônia tem suas próprias dinâmicas jurídicas, que exigem de nós uma leitura atenta e diferenciada. O que esta obra propõe é justamente reconhecer essas especificidades, a partir de uma construção coletiva de saberes jurídicos capazes de dialogar com os desafios reais da região”, afirma Laura.
O livro parte da premissa de que os mais de 5 milhões de km² que compõem a Amazônia Legal abrangendo nove estados brasileiros não podem ser tratados à luz de um modelo jurídico uniforme. Questões como sustentabilidade, justiça social, defesa dos povos originários e combate à desigualdade perpassam os debates trazidos pelos autores.
Leia mais:
VÍDEO: homem quebra as pernas durante agachamento com 140 kg em academia de Curitiba
“É uma mãe”: Lady Gaga manda pizza para os fãs acampados em frente ao Copacabana Palace
“Discutir o Direito na Amazônia é também falar sobre transformação social e responsabilidade institucional. Trata-se de um exercício jurídico que vai além da letra fria da lei e exige sensibilidade diante das realidades locais”, acrescenta a advogada.
Entre os demais autores estão nomes de destaque do meio jurídico da região Norte, como Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, Anagali Marcon Bertazzo, Andrea Jane de Medeiros e Mônica Christina Raposo da Câmara Chaves do Carmo.
O lançamento será realizado no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (Av. Coronel Teixeira, 7995 – bairro Nova Esperança, zona Oeste de Manaus). A entrada é gratuita e o evento é voltado ao público jurídico, acadêmico e institucional.

Leia mais em Amazonas

Sou Manaus Passo a Paço 2025 estreia com energia e inovação no primeiro dia
05 de set. de 2025

Motorista de aplicativo fica ferido após carro capotar em Ponta Negra
05 de set. de 2025

Motorista de aplicativo capota com família após ser atingido por carro em Manaus; vídeo
05 de set. de 2025

Moto na contramão causa colisão e deixa três feridos na zona leste de Manaus
05 de set. de 2025

Acidente deixa trânsito lento na Avenida das Flores, em Manaus
05 de set. de 2025

Ipaam aplica R$ 1,39 milhão em multas por crimes ambientais durante força-tarefa
05 de set. de 2025