Obra coletiva reúne juristas para discutir os desafios do Direito na Amazônia

(Foto: Reprodução/internet)
Com o objetivo de lançar luz sobre as complexidades jurídicas da maior e mais diversa região do país, será lançado no próximo dia 17 de julho às 15h, o As Especificidades Jurídicas da Região Amazônica, publicado pela Editora Tirant. O evento acontece no auditório do Ministério Público do Estado do Amazonas, em Manaus, e reúne importantes nomes do meio jurídico nacional.
A obra conta com a participação de mais de 25 coautores entre advogados, juízes, desembargadores, professores e pesquisadores que analisam, sob diferentes perspectivas, os desafios normativos, institucionais e socioambientais da Amazônia Legal. A organização é assinada pelos juristas Rennan Thamay, Thiago Matsushita, Lauro Ishikawa e Denise Abreu Cavalcanti.
Mestre em Função Social do Direito, especialista em Direito Público e professora universitária, a advogada amazonense Laura Maria Santiago Lucas é uma das autoras da publicação. Em seu capítulo, ela destaca a urgência de uma abordagem jurídica que compreenda e respeite as dinâmicas próprias do território amazônico.
“A Amazônia tem suas próprias dinâmicas jurídicas, que exigem de nós uma leitura atenta e diferenciada. O que esta obra propõe é justamente reconhecer essas especificidades, a partir de uma construção coletiva de saberes jurídicos capazes de dialogar com os desafios reais da região”, afirma Laura.
O livro parte da premissa de que os mais de 5 milhões de km² que compõem a Amazônia Legal abrangendo nove estados brasileiros não podem ser tratados à luz de um modelo jurídico uniforme. Questões como sustentabilidade, justiça social, defesa dos povos originários e combate à desigualdade perpassam os debates trazidos pelos autores.
Leia mais:
VÍDEO: homem quebra as pernas durante agachamento com 140 kg em academia de Curitiba
“É uma mãe”: Lady Gaga manda pizza para os fãs acampados em frente ao Copacabana Palace
“Discutir o Direito na Amazônia é também falar sobre transformação social e responsabilidade institucional. Trata-se de um exercício jurídico que vai além da letra fria da lei e exige sensibilidade diante das realidades locais”, acrescenta a advogada.
Entre os demais autores estão nomes de destaque do meio jurídico da região Norte, como Anabel Vitória Pereira Mendonça de Souza, Anagali Marcon Bertazzo, Andrea Jane de Medeiros e Mônica Christina Raposo da Câmara Chaves do Carmo.
O lançamento será realizado no Auditório Carlos Alberto Bandeira de Araújo, na sede do Ministério Público do Estado do Amazonas (Av. Coronel Teixeira, 7995 – bairro Nova Esperança, zona Oeste de Manaus). A entrada é gratuita e o evento é voltado ao público jurídico, acadêmico e institucional.

Leia mais em Amazonas

Veja momento de acidente que matou idosa na Cidade Nova

Defesa de mãe e irmão de Djidja Cardoso pede liberdade imediata ao STJ após anulação de sentença

Motorista de carro de luxo atropela motociclista e aluno em frente a escola no Jorge Teixeira

Idosos a partir de 60 anos terão Cartão PassaFácil+ opcional a partir de outubro

Oportunidade: Instituto de Tecnologia abre 8 vagas de emprego em Manaus; saiba quais
