As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Nilo ou Amazonas? Descubra qual é o maior rio do mundo

Além de ser o mais extenso, o rio Amazonas também é considerado o maior rio por vazão de água do mundo e uma das mais importantes fontes de biodiversidade da Terra
Nilo ou Amazonas? Descubra qual é o maior rio do mundo

(Foto: Divulgação/NASA)

Há mais de cem anos uma discussão sobre qual é o maior rio do mundo, entre o Amazonas e o Nilo, é levantada por especialistas. Segundo o geógrafo Andrew Johnston, do Museu Nacional do Ar e Espaço do Smithsonian, nos Estados Unidos, durante o século 20, o Nilo foi considerado o mais extenso, principalmente devido à dificuldade em definir precisamente o ponto de início do rio Amazonas, cuja foz é extremamente larga.

Porém, em 2008, um estudo feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostrou, através de imagens de satélite e tecnologia de geoprocessamento, que o Amazonas possui 6992,06 quilômetros de extensão, superando os 6852,15 quilômetros do Nilo. A diferença de aproximadamente 140 quilômetros apontou o rio Amazonas como o maior da terra.

A conclusão do estudo foi apontada em 1990, com estudos participativos entre o Instituto Geográfico Militar Peruano, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Sobre o Rio Amazonas

O rio Amazonas nasce na montanha Apacheta, no Peru, e vai até o Oceano Atlântico, entre os estados do Pará e do Amapá.

Este rio é reconhecido pela Unesco como uma das maravilhas naturais do mundo, e é espaço da maior bacia hidrográfica do planeta, cobrindo cerca de 40% da América do Sul.


Leia também:

Prefeitura combate corte irregular de árvores em área pública de Manaus

Irmão de Anitta é consagrado ‘pai de santo’ no Rio de Janeiro


Sobre o Nilo

Por sua vez, o rio Nilo nasce na Tanzânia ocidental e deságua no mar Mediterrâneo, com passagem pela Uganda, Sudão e Egito.

Foto: Rio Nilo/Reprodução

*Com informações do National Geographic Brasil