As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Corrida de rua vira febre em Manaus e incentiva novos hábitos de saúde

Mais de 19 milhões de pessoas praticaram corrida em 2024
Corrida de rua vira febre em Manaus e incentiva novos hábitos de saúde

Corrida de rua vira febre em Manaus e incentiva novos hábitos de saúde (Foto: Divulgação)

A corrida de rua se tornou uma verdadeira febre em Manaus. Basta abrir as redes sociais nas primeiras horas da manhã de domingo para ver fotos e vídeos de corredores, seja em eventos oficiais ou em práticas amadoras, como as que ocorrem nas faixas liberadas da Ponta Negra e da Avenida Getúlio Vargas, nas zonas Oeste e Sul da cidade.

De acordo com o Relatório Anual sobre Tendências de Esportes da plataforma Strava, mais de 19 milhões de pessoas praticaram corrida em 2024 no Brasil, colocando o país como o 2º lugar no ranking global de praticantes.

Corrida de rua vira febre em Manaus e incentiva novos hábitos de saúde
Foto: Reprodução/Instagram @corridadosauimdecoleira

Leia mais:

Saiba quais são os alimentos para melhorar a saúde intestinal, segundo nutricionistas

Saiba quando fazer check-up na saúde do animal de estimação


Alimentação ideal

Corrida de rua vira febre em Manaus e incentiva novos hábitos de saúde
Foto: Pixabay

Mas, com o fenômeno que virou as corridas, também cresce uma dúvida comum: qual é a alimentação ideal para quem corre? A nutricionista Manuela Marinho alerta que a alimentação deve ser pensada não apenas no dia da corrida, mas também durante a preparação.

“A gente não pode pensar somente no dia da corrida. Então, a alimentação no preparatório para correr também deve ser levada em consideração. De modo geral, tem que ser avaliado a performance do atleta. As calorias precisam ser suficientes para que no dia [da corrida] a pessoa tenha o gás, tenha energia para correr“, explicou. 

Veja o vídeo;

Calorias

A nutricionista também explicou que em dias de treino, os corredores precisam ter uma alimentação mais calórica devido ao gasto de energia e que nos dias de descanso é necessário a ingestão de mais proteína para garantir a recuperação muscular.

“Nos dias que corre, ela precisa ser mais calórica, porque você está gastando mais energia. Então, o teu corpo pede por mais energia e essa energia vem dos alimentos. De modo geral, aumentar a ingestão de carboidrato, e para recuperação muscular, é uma quantidade suficiente de proteína. No dia de descanso, essa quantidade de ingestão calórica, ela diminui, porque realmente você está em descanso”, disse ela.

Veja o vídeo;

Superação através da corrida

Para quem já pratica corrida, o personal trainer Israel Godinho orienta garantir o fortalecimento muscular para prevenir lesões, melhorar o desempenho e garantir que o corpo aguente a carga dos treinos.

“Quando o aluno já pratica corrida, eu sempre oriento que ele não fique apenas na corrida. O fortalecimento muscular é essencial, principalmente de membros inferiores, quadril e core, porque é isso que vai dar sustentação, prevenir lesões e até melhorar a performance. Mas também costumo incluir exercícios de mobilidade, alongamentos dinâmicos e treinos funcionais que simulam movimentos do dia a dia”, disse ele.

Ainda de acordo com o profissional, alguns alunos buscaram a corrida por motivos de saúde como obesidade, depressão e ansiedade.

“E é incrível ver como a corrida se transforma em um processo de superação pessoal. No início, muitos acham que não vão conseguir, mas com acompanhamento, eles percebem que cada quilômetro corrido é também uma conquista emocional. A corrida, junto com o treino de força, acaba trazendo algo além do físico: autoestima, disciplina e uma sensação de liberdade que ajuda muito na saúde mental”, destacou.