Vaticano realiza canonização de 1º santo millennial neste domingo

(Foto: divulgação/Vatican News)
O Vaticano realiza neste domingo (7/9) a canonização de Carlo Acutis, jovem italiano falecido aos 15 anos em decorrência de uma leucemia fulminante. Conhecido como o “padroeiro da internet” por usar a tecnologia e as redes sociais para evangelizar, ele será o primeiro santo da geração millennial — que reúne os nascidos entre os anos 1980 e 1990.
A cerimônia está marcada para às 10h no horário de Roma (5h em Brasília) e será presidida pelo papa Leão XIV, em sua primeira canonização desde que assumiu o pontificado, em maio. O rito estava inicialmente previsto para abril, durante o Jubileu dos Adolescentes, mas foi adiado após a morte do papa Francisco.
Francisco, ainda em vida, chegou a destacar Carlo como exemplo para a juventude católica: “Ele não se acomodou numa imobilidade confortável, mas enxergou Cristo nos mais frágeis. Seu testemunho mostra aos jovens que a verdadeira felicidade está em colocar Deus em primeiro lugar e servir ao próximo.”
Nascido em Londres em 1991 e criado em Milão, Carlo conciliava a fé com a paixão por videogames e informática. Aos 7 anos fez a primeira comunhão e, desde então, passou a participar diariamente da missa, além de dedicar-se a obras de caridade. Na adolescência, utilizou seus conhecimentos em computação para criar um site que reunia milagres eucarísticos e aparições marianas reconhecidas pela Igreja. Após sua morte, em 2006, centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade, beneficiadas por suas doações, compareceram ao funeral.
Leia mais
- Papa Leão XIV manda mensagem ao Afeganistão sobre terremoto que matou mais de 800 pessoas: “Entristecido”
- Papa Leão XIV demonstra preocupação em relação ao uso de IA
Dois milagres atribuídos ao jovem pavimentaram o caminho até a canonização. O primeiro, ocorrido em 2013, no Brasil, curou o menino Matheus Vianna, de 3 anos, em Campo Grande (MS), de uma doença rara no pâncreas após o contato com uma relíquia de Carlo. O segundo, reconhecido pelo Vaticano em 2022, foi a recuperação inesperada da estudante Valéria Valverde, da Costa Rica, que havia sofrido um grave acidente de bicicleta em Florença, na Itália. Segundo relato, sua mãe rezou no túmulo do beato em Assis e, no mesmo dia, a jovem começou a respirar sem aparelhos.
De acordo com a CNBB, o processo de canonização envolve quatro etapas: a fase diocesana, em que a vida do candidato é investigada; a fase romana, conduzida no Vaticano; a beatificação, concedida após a comprovação de um milagre; e, por fim, a canonização, que exige um segundo milagre e torna a devoção ao novo santo oficial em toda a Igreja.
Com a cerimônia deste domingo, Carlo Acutis entrará para a história como o primeiro santo da era digital e referência espiritual para milhões de jovens no mundo.
(*) Com informações da Agência Brasil
