As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Assista a TV 8.2

Universidade de São Paulo utiliza IA para calcular chances de estudantes concluírem graduação

A ferramenta tem precisão de cerca de 90% e já pode ser usada por coordenadores e comissões de graduação
21/10/25 às 18:19h
Universidade de São Paulo utiliza IA para calcular chances de estudantes concluírem graduação

(Foto: divulgação)

A Universidade de São Paulo (USP) lançou uma ferramenta que usa inteligência artificial (IA) para prever se um estudante vai conseguir terminar o curso dentro do prazo previsto. Batizada de “Ferramenta de Predição da Não Conclusão do Curso de Graduação”, o sistema foi desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação (STI) da instituição e será utilizada para analisar os dados de cada aluno e calcular chances e tempo de conclusão da graduação.

A tecnologia foi criada com base em modelos de aprendizado de máquina e usa informações de alunos dos últimos 12 anos. Entre os dados analisados estão notas, frequência, trancamentos, curso, idade de ingresso e tempo de permanência.


Leia mais

Empresa do ChatGPT lança navegador com IA para rivalizar com Google Chrome; saiba mais

Inteligência artificial transforma a medicina em Manaus e marca o futuro do cuidado humano


Segundo a universidade, a ferramenta tem precisão de cerca de 90% e já pode ser usada por coordenadores e comissões de graduação. A ideia é que o recurso ajude a identificar estudantes com risco de desistência, permitindo ações de acompanhamento, como programas de mentoria, tutoria e apoio psicológico.

Além de ajudar os alunos, o sistema também deve auxiliar na revisão de práticas pedagógicas e currículos que apresentam altos índices de evasão.

O superintendente de Tecnologia da Informação da USP, João Eduardo Ferreira, destacou que a ferramenta representa um avanço importante na gestão acadêmica. Já o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Neira, afirmou que o recurso é “inovador e preciso”, e vai permitir que as decisões sejam baseadas em evidências, ajudando na permanência estudantil e na melhoria do desempenho acadêmico.

*Com informações do Canal Tech.