Empresa do ChatGPT lança navegador com IA para rivalizar com Google Chrome; saiba mais

OpenAI, empresa do ChatGPT, lança seu navegador de internet (Foto: NurPhoto/Getty Images).
A OpenAI, criadora do ChatGPT, lançou nesta terça-feira (21/10) o seu navegador de busca ChatGPT Atlas, que aproveita seu popular modelo de inteligência artificial (IA) para competir diretamente com o Google Chrome.
“Este é um navegador da web impulsionado por IA e desenvolvido em torno do ChatGPT”, declarou o diretor-geral da empresa, Sam Altman, em uma apresentação transmitida ao vivo.
O lançamento integra as funções de IA do chatbot e até navega na web por você através do modo agente.
Leia mais:
OpenAI passa a valer US$ 500 bilhões e se torna a maior startup do mundo
Google é condenado a indenizar homem flagrado nu por carro do Street View
O Atlas segue a mesma proposta do Comet, da Perplexity, Opera Neon e do Dia, que prometem uma experiência aprimorada com auxílio de inteligência artificial ao usar redes sociais, fazer buscas e acessar demais sites. Parte do diferencial é oferecido pelo botão “Ask ChatGPT”, que abre uma barra lateral com o chatbot para enviar prompts sobre diversos assuntos ou relacionados à página em exibição.
A aba ainda oferece o acesso ao modo agente. Ao habilitá-lo, o browser consegue interagir com as páginas abertas de maneira autônoma para fazer pesquisas ou compras. Tudo isso, claro, sob o controle do usuário, que consegue impedir ações indesejadas. Essa opção, no entanto, está disponível apenas em uma prévia para assinantes do ChatGPT Plus, Pro e Business.
O ChatGPT Atlas oferece, ainda, um recurso de memória para sites acessados. Com a função, o navegador registra o histórico com um contexto que pode ser explorado até mesmo através de prompts.
O ChatGPT Atlas está disponível para todas as contas, mas alguns recursos são exclusivos para assinantes dos pacotes Plus e Pro. Usuários da modalidade Business também conseguem utilizar a novidade desde que autorizado pelo administrador.
Além disso, o aplicativo foi liberado apenas para macOS neste primeiro momento. Segundo a OpenAI, as versões para Windows, iOS e Android “chegarão em breve”.
Para baixar, basta acessar o site da OpenAI (chatgpt.com).
*Com informações de Canal Tech e UOL
