As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Brasileiro confia na IA, mas afirma sentir cansaço digital, segundo pesquisa

Pesquisa de instituto acompanha mudanças de comportamento globalmente, em relação ao uso de internet
Brasileiro confia na IA, mas afirma sentir cansaço digital, segundo pesquisa

Foto: Pixabay

Brasil está entre os países mais conectados do mundo, mas, ao mesmo tempo, cresce na população um desejo de se afastar das telas. Essa é a principal conclusão de um estudo conduzido pela Bain & Company.

A nova edição da pesquisa Consumer Pulse ouviu cerca de 2.500 pessoas no Brasil, e revelou que 28% dos brasileiros afirmam querer reduzir o tempo gasto no ambiente digital.

Segundo o levantamento, o digital é a segunda atividade em que os brasileiros mais investem tempo ao longo do dia. Porém, quando questionados sobre mudanças de hábito, muitos apontam a intenção de se desconectar. Entre os principais motivos para este cansaço digital estão as distrações indesejáveis, o impacto negativo na saúde mental e a sensação de culpa pelo uso excessivo das telas.

O fenômeno é mais forte entre os jovens da Geração Z e os Millennials, justamente as faixas etárias mais imersas no ambiente online.

O pesquisador Ricardo De Carli, um dos sócios da companhia, comentou os resultados da pesquisa:

“Não é novidade que o brasileiro é hiperconectado, com alto uso de celulares e redes sociais. O que vemos agora, sobretudo no pós-pandemia, é um movimento de estafa digital, uma tendência já forte nos Estados Unidos e na Europa e que começa a ganhar força aqui”.


Leia mais:

Brasil é o 3º país que mais usa ChatGPT, aponta relatório da Open AI

Memes e figurinhas: como o humor digital aproxima idosos na internet


Por outro lado, a pesquisa também aponta que o brasileiro se mostra mais otimista e aberto a novas tecnologias do que consumidores de outros países. O levantamento afirma que o brasileiro tem cada vez mais confiança na Inteligência Artificial (IA): mais de 60% dos entrevistados afirmaram já ter utilizado ferramentas de inteligência artificial, percentual que sobe para 80% entre consumidores de alta renda.

O estudo, feito anualmente desde 2019, acompanha mudanças de comportamento globalmente. Entre as tendências observadas estão a valorização do bem-estar, o crescimento da saúde mental como prioridade e a polarização do consumo, que beneficia tanto produtos premium quanto opções mais acessíveis.

Os pesquisadores apontam que, no futuro, a expectativa é que um equilíbrio entre o online e o offline se intensifique no Brasil, seguindo tendências já observadas em outros países.

*Com informações de CNN Brasil