As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

Microsoft vai encerrar suporte ao Windows 10: Medida pode afetar milhões de usuários pelo mundo

Sistema vai continuar funcionando, mas falta de atualizações gratuitas pode deixar computadores mais vulneráveis
Microsoft vai encerrar suporte ao Windows 10: Medida pode afetar milhões de usuários pelo mundo

Windows 10 (Foto: Reprodução).

A Microsoft decidiu encerrar o suporte ao Windows 10 em 14 de outubro de 2025. A partir desse dia, milhões de computadores em todo o mundo, inclusive no Brasil, deixarão de receber atualizações de segurança gratuitas.

O sistema ainda vai continuar funcionando, mas o fim das atualizações do Windows 10 abre brechas para ataques de cibercriminosos, já que falhas descobertas não serão mais corrigidas. Acessar sites de banco ou de compras, ou até perfis nas redes sociais, por exemplo, ficará mais arriscado. Segundo dados do StatCounter, 45% dos computadores no mundo e quase 30% das máquinas brasileiras ainda utilizam o sistema, o que torna o problema ainda mais abrangente.

A empresa tem feito campanhas para que os usuários abandonem o sistema, mas essa é uma impossibilidade para muitas pessoas. A principal razão pela qual muitos computadores não podem simplesmente migrar para o Windows 11 é a exigência de um chip de segurança mais moderno (chamado TPM 2.0), e muitos PCs mais antigos não o possuem.


Leia mais:

Brasil é o 3º país que mais usa ChatGPT, aponta relatório da Open AI

CEO de IA da Microsoft alerta: profissionais que não se adaptarem à Inteligência Artificial ficarão para trás


Se você ainda é usuário do Windows 10, especialistas apontam as seguintes alternativas para você:

  • Pagar para continuar usando o sistema de forma segura: A Microsoft oferecerá um programa pago chamado Atualizações de Segurança Estendidas (ESU). Funciona como uma assinatura anual que garante que seu Windows 10 continue recebendo as atualizações de segurança essenciais por até mais três anos. O preço para usuários domésticos ainda será divulgado, mas é uma solução temporária para quem não pode ou não quer trocar de PC imediatamente.
  • Se possível, atualizar para o Windows 11: A própria Microsoft oferece uma ferramenta para verificar a compatibilidade do seu PC com o sistema.
  • Trocar de computador: A longo prazo, a solução mais definitiva para quem tem uma máquina incompatível será adquirir um novo computador que já venha com o Windows 11 ou outro sistema mais recente.
  • Mudar de Sistema (Para Usuários Avançados): Uma alternativa para quem tem mais conhecimento técnico é instalar um sistema operacional diferente e gratuito, como uma das várias distribuições de Linux, que continuará recebendo atualizações de segurança.

Verifique seu computador e não deixe para a última hora.

*Com informações de UOL e Regional 24h