As principais notícias de Manaus, Amazonas, Brasil e do mundo. Política, economia, esportes e muito mais, com credibilidade e atualização em tempo real.
Rede Onda Digital
Ouça a Rádio 92,3Assista a TV 8.2

OpenAI anuncia atualização do Sora com plataforma voltada para vídeos criados por IA

O primeiro modelo do Sora foi apresentado no fim de 2024
OpenAI anuncia atualização do Sora com plataforma voltada para vídeos criados por IA

(Foto: reprodução)

A OpenAI, criadora do ChatGPT, anunciou nesta terça-feira (30/9) o Sora 2, nova versão de sua plataforma de geração de vídeos por inteligência artificial. Segundo informações do site The Verge, a atualização não se limita ao modelo de criação, mas inclui o lançamento de uma rede social voltada exclusivamente para vídeos feitos por IA, em formato semelhante ao do TikTok.

O primeiro modelo do Sora foi apresentado no fim de 2024. Agora, a OpenAI amplia a proposta permitindo que usuários criem e compartilhem vídeos em um feed interativo, podendo incluir a própria imagem ou a de terceiros, desde que haja consentimento.

Para isso, a empresa introduziu a função de “participação especial”, que autoriza o uso da imagem em co-criações. A permissão pode ser cancelada a qualquer momento. Sem essa habilitação, os vídeos permanecem restritos apenas ao criador.


Leia mais

Meta vai lançar versão paga do Instagram e Facebook, sem anúncios; saiba mais

ChatGPT agora pode avisar pais sobre conversas sensíveis por menores; saiba como ativar o controle parental


O CEO da OpenAI, Sam Altman, destacou que foram aplicadas restrições para coibir abusos, como o uso de vídeos para práticas de assédio ou bullying. Ele também afirmou que o objetivo é estimular a criatividade dos usuários e ampliar o acesso às ferramentas de produção audiovisual com IA.

Assim como em outras redes sociais, o feed do Sora 2 poderá ser personalizado. O usuário pode solicitar ao sistema conteúdos de acordo com seu interesse ou humor.

Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para iPhones nos Estados Unidos e Canadá, com acesso restrito a convidados. Cada participante pode distribuir convites para novos usuários. Não há previsão para lançamento no Android ou em outros países.

*Com informações do Olhar Digital.