Na manhã desta terça (9/4), o presidente Lula (PT) lançou o programa federal União com os Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais, em solenidade em Brasília. O programa tem a meta de acabar com o desmatamento na região amazônica até 2030.
Segundo o programa, foram identificados 70 municípios em toda a região amazônica que contribuem com 78% do desmatamento. Eles serão prioritários dentro da iniciativa, que vai promover ações de desenvolvimento rural sustentável.
O programa vai lançar um escritório de governança para fornecer informações aos municípios sobre desmatamento em tempo real; vai promover regularização fundiária e ambiental; e fará pagamentos por serviços ambientais, mediante ações de preservação da floresta e de recuperação ambiental. Também prevê a formação de brigadas especialmente para fins de prevenção e combate a incêndios florestais.
Leia mais:
VÍDEO: Lula lança programa contra desmatamento e pede “cacho de guaraná” de Maués
Fazendeiro considerado um dos maiores desmatadores da Amazônia é preso em Goiás, diz polícia
Serão destinados mais de R$ 700 milhões para o programa, provenientes do Fundo Amazônia e do projeto Floresta Mais. Municípios participantes têm até 30 de abril para assinar o termo de participação no programa.
Na solenidade, Lula falou brevemente sobre a iniciativa e também sobre a responsabilidade dos países ricos em ajudar a preservar a Amazônia, e lançou até uma indireta ao bilionário Elon Musk, envolvido em recente polêmica no X, ex-Twitter.
Lula disse:
“Nós precisamos cuidar da maior reserva florestal do mundo, que está sob a nossa guarda. […] Precisamos encontrar um jeito de tornar os prefeitos parceiros nossos nessa política de cuidar da Amazônia. Porque quem sabe de quem é a terra que tá queimando, é o prefeito. Quem conhece o fazendeiro que tá desmatando é o prefeito. Então, ao invés da gente ficar brigando, vamos fazer com que o prefeito tenha um ganho pra sua cidade, ajudando a gente a cuidar da floresta”.
Ele continuou:
“Hoje tem gente que não acredita que queimadas e desmatamento prejudicam o planeta Terra. Muita gente não leva a sério o que significa a preservação das florestas para a manutenção da qualidade de vida nessa casa enorme que é o nosso planeta, e a gente não tem pra onde fugir. Tem até bilionário tentando fazer foguete ou viagem, pra ver se encontra algo no espaço lá fora, e não tem. Ele vai ter que aprender a viver aqui, utilizar o muito do dinheiro que tem pra ajudar a preservar isso aqui, melhorar a vida das pessoas”.
Veja abaixo:
📌Lula manda indireta a Musk em lançamento de programa de preservação da Amazônia pic.twitter.com/E0aCzPWttJ
— Rede Onda Digital (@redeondadigital) April 9, 2024
Além da companhia Tesla e do X, Musk também é dono da SpaceX, empresa que desenvolve avanços tecnológicos para exploração do espaço. Desde o último fim de semana, Musk tem feito posts criticando o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e uma suposta censura no Brasil.
*Com informações de UOL